Ministro do Trabalho visita a Fecomércio Ceará

O presidente em exercício do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, recebeu nesta terça-feira, 20, para uma visita de cortesia à Federação, o Ministro do Trabalho, Helton Yomura. Na ocasião, foi realizado um bate papo com empresários, diretores, presidentes de sindicatos e conselheiros da Fecomércio. Para Filizola, o encontro serviu principalmente para debater questões importantes como a retomada do crescimento do País, da confiança do consumidor e a consequente geração de empregos.

Filizola deu as boas vindas ao ministro, em nome de todos que fazem parte da Fecomércio, destacando ser um momento especial recepcionar o ministro do Trabalho. O presidente destacou a atuação do Federação como legítima representante dos setores do comércio de bens, serviços e turismo segmentos que mais contribuem para a geração de emprego.

Segundo o presidente, há no momento um otimismo em relação à economia do País, ressaltando que as últimas pesquisas realizadas pelo IPDC - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará, da Fecomércio, mostram números favoráveis para a economia reforçado pelo controle da inflação e a melhoria nas taxas de juros. “Porém é necessário que essas taxas cheguem ao consumidor final e aos empresários”, pontuou.
O ministro garantiu que a sua mensagem é de otimismo e crença no crescimento não só do Brasil, mas também do Ceará, informando que o Estado comemora o segundo melhor resultado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com a geração de dois mil novos postos de trabalho no Estado. Para Helton Yomura, nesse resultado também está a força do comércio e a tradição dos serviços.

Segundo o ministro, o Sistema é um importante parceiro que ajuda, por meio do Senac, no desenvolvimento da aprendizagem, e através do Sesc a partir das iniciativas que são articuladas junto à sociedade. Além disso, acrescentou, o Sistema Fecomércio como um todo, é um grande empregador. “Temos uma parceria muito bem estruturada de auxílio mútuo entre o Ministério do Trabalho e a Fecomércio no Ceará que a gente sempre tenta replicar nos outros estados da Federação. Por isso, esse momento é tão importante para a gente dialogar entre o Ministério e o setor produtivo do comércio de bens, serviços e turismo do Estado”, observou.

Sobre a saída da crise financeira, o ministro entende que o empresário brasileiro mostrou sua força, sua dedicação, criatividade e empenho nos momentos de adversidade. “Essa experiência vai ajudar a impulsionar os negócios e as atividades. Isso tudo vai ser traduzido em mais geração de emprego”, ponderou.

Fábio Zach, superintendente Regional do Trabalho no Ceará, falou sobre a importância que as mudanças da Reforma do Trabalho trouxeram, e uma delas, aponta, foi contribuir para acabar com a dicotomia entre empregador e empregado, entendo que ambos devem ser protagonistas para o Governo.
Ele também defendeu a necessidade de haver mais facilidade para o empreendedor que está agora recuperando sua confiança na economia. “O empreendedor já tem várias dificuldades. Ser um empreendedor no País é um ato de ousadia”, ponderou. Fábio Zach aproveitou ainda para parabenizar a visita do ministro e o trabalho de Maurício Filizola como presidente em exercício da Fecomércio.
O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB) ressaltou a importância da integração do setor produtivo na defesa do crescimento do País. Segundo ele, uma das principais defesas, nesse sentido, deve ser a geração de emprego e renda, onde o comércio tem muito a contribuir.
Após o bate papo m, foi servido um almoço no novo Restaurante do Sesc, instalado na Aldeota.