Museu Casa dos Pássaros do Sertão é inaugurado em Potengi

As memórias, as tradições, a cultura, a história e raízes de um povoado quando bem resguardados, podem virar um grande patrimônio a ser desvendado e apreciado por várias gerações. É nessa perspectiva que o Sesc Juazeiro do Norte, braço social do Sistema Fecomércio-CE, inaugura na próxima quarta-feira (18) o Museu Casa dos Pássaros do Sertão, também conhecido como a casa do Seu Mário Abraão e Dona Zizi, situada no Sítio Pau Preto, no município de Potengi.

O Museu Casa dos Pássaros do Sertão faz parte do projeto Museus Orgânicos do Sesc, que tem como principal premissa estabelecer um vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres e onde inicia e reside a tradição: suas moradas.

A história do Museu Casa dos Pássaros do Sertão começa em meados dos anos 30 e 40, quando o casal Abraão Gonçalves de Pinho e Ana Gonçalves de Pinho, e sua filha de cinco anos de idade, Josefina Zizi da Conceição, chegavam de mudança em sua nova propriedade, a Fazenda Belo Horizonte. A família que antes residia na Cachoeira dos Gonçalves em Crato – Ceará, comprou a nova propriedade onde se instalaram para trabalhar com a pecuária bovina.

No ano de 1947, com 15 anos de idade, Josefina Zizi da Conceição, a Dona Zizi, se casa com Mário Gonçalves de Lima, e juntos passam a trabalhar com agricultura, produzindo algodão, milho, feijão e fava, e com a pecuária, criando gado. Com o passar dos anos, constroem uma família na Fazenda Belo Horizonte.

Seu Mário e Dona Zizi se tornam grandes produtores da região e têm uma vida próspera na fazenda, que ganha o apelido de “Sítio Pau Preto”. Durante a jornada, o casal tem nove filhos: Adalberto, Mariinha, Francisca, Joaquim, Abraão, José, Ana Lúcia, Luiz e Mário.

Seu Mário, também chamado Mário Abraão (apelido herdado do sogro), e Dona Zizi decidem dividir a propriedade com os filhos, definindo e documentando uma parte da prioridade para cada um. Com isso, após alguns anos, surge “A Casinha”, propriedade do filho mais novo do casal, Mário Gonçalvez de Lima Filho, e agora, recém-inaugurada Museu Casa dos Pássaros do Sertão.

A Casa dos Pássaros do Sertão

Localizada no meio da caatinga, na Fazenda Belo Horizonte, mais conhecida como Sítio Pau Preto, hoje, “A Casinha” se transformou em espaço de observação e de fotografia de aves de Jefferson Bob, bisneto de Seu Abraão, neto de Dona Zizi, e filho mais velho de Mário Filho. Bob, como é chamado na região, desde criança teve sua vida conectada com o sítio, tornando-se biólogo e conhecedor da avifauna.

À medida que foi crescendo, o bisneto de Seu Abrão e neto de Dona Zizi percebeu que além dele, outras pessoas também faziam o mesmo e então passou a exercer a atividade de guia de observação de aves em 2013.

O Sítio Pau Preto, que conta atualmente com 212 espécies de aves registradas no “E-Bird”, foi ganhando espaço como ponto turístico. A presença de visitantes e de agências de observação de aves de toda parte do mundo exigiu de Bob uma transformação para um local de acolhida. Em 2016, ele e sua mãe Ivete Guedes iniciaram um projeto de hospedagem domiciliar, que recebe apoio de muitos observadores de aves via arrecadação pela internet. Após a reforma, os grupos passaram a usar o local como hospedagem e ponto de apoio para a atividade. No local, também é feito o trabalho de preservação da natureza.

Através das redes sociais e do contato com agências da área, o Sítio Pau Preto hoje é referência e pioneiro no Nordeste como área exclusiva para a atividade de observação de aves. Com todo esse enredo em volta, o Sítio Pau Preto dá mais um passo, e se transforma no “Museu Casa dos Pássaros do Sertão”.

Para mais informações: araripebirding@gmail.com ou pelo contato: (88) 99204-2146.

SERVIÇO:

Inauguração do Museu Casa dos Pássaros do Sertão

Data: 18 de dezembro de 2019

Local: Sítio Pau Preto, s/n, Zona Rural de Potengi-CE

Horário: 17 horas

Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará ofertará serviços do Sesc, Senac e Fecomércio para população

No início do mês de dezembro, o Sistema Fecomércio CE formalizou uma parceria com o Governo do Ceará para a administração do prédio da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará. A concessão será de 25 anos, podendo ser estendida por igual período.

Para o local, além de cursos nas áreas de gastronomia e hotelaria, que fazem parte do projeto inicial para o equipamento, o Sistema irá ofertar outros cursos e serviços realizados pelas suas instituições Sesc, Senac, Fecomércio e IPDC. Também, em parceria com o Governo do Ceará, existe a possibilidade de oferecer projetos de qualificação profissional que tragam impacto positivo na vida dos cearenses.

Um estudo de demanda está sendo elaborado para nortear os cursos que devem ser ofertados pelo Senac em outros segmentos do comércio como Moda, Beleza e Gestão, por exemplo. Através do Sesc, a ideia é que a população possa usufruir da gama de serviços que a instituição oferece nas áreas da cultura, lazer, assistência, educação e saúde. Uma das possibilidades é o funcionamento de um restaurante Sesc para os comerciários no local.

O plano de negócio para o equipamento deve estar finalizado em janeiro de 2020. O início das atividades é previsto para março e implementado por etapas.

Para o diretor regional do Sesc e Senac, Rodrigo Leite, a parceria firmada entre Sistema Fecomércio CE e Governo do Ceará irá trazer diversos benefícios para os cearenses. “Nossa proposta é transformar o equipamento em um centro de serviços do Sistema, com atividades de todas as instituições ligadas à Fecomércio em um só local. Com essa parceria, os cearenses ganham um espaço para o desenvolvimento pessoal e profissional, capaz de transformar vidas”, afirma.

Voltar