Museu Orgânico em Fortaleza valoriza a gastronomia litorânea e a memória histórica do Ceará

O Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, em parceria com a Fundação Casa Grande, inaugurou, nesta sexta-feira (16), o 1º Museu Orgânico de Fortaleza, o Espaço Gastronômico Cultural Albertu’s Restaurante. O estabelecimento tradicional abriga os sabores da gastronomia regional e também é sinônimo de memória, afeto e resistência.  De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, este é o primeiro de uma série de outros museus orgânicos que serão inaugurados na capital cearense.

Comandado por Alberto de Souza, o restaurante foi escolhido para se tornar um museu orgânico por ser um espaço de valorização da gastronomia tradicional litorânea, aliada ao fato de ser um ponto de memória histórica da colonização do Ceará. O projeto ressignifica o território, transformando em lugares de memória afetiva com possibilidade de visitação e movimento do turismo local.

"Mais do que inaugurar um equipamento, que é uma parceria do Sistema Fecomércio em prol de uma liderança, o seu Alberto, estamos aqui estabelecendo um ponto de encontro com as comunidades, preservando a nossa cultura, as nossas raízes e os nossos pontos turísticos", disse o presidente do Sistema Fecomércio. De acordo com ele, o local ainda vai receber melhorias na estrutura para se potencializar ainda mais como ponto turístico na capital cearense.

Para Alberto de Souza, a nomeação de seu restaurante em museu orgânico é como um sonho realizado. “É muita emoção, aqui é o bairro mais antigo de Fortaleza e ter um espaço que brinda e homenageia meus pais é uma satisfação enorme. Esse momento é um presente não só pra mim, mas para toda a comunidade que faz parte dessa história e para toda a cidade”, disse.

Sobre os museus orgânicos

Totalizando 15 museus orgânicos no Ceará, o projeto nasceu com o amadurecimento da parceria com a Fundação Casa Grande, localizada na cidade de Nova Olinda, para o fortalecimento de uma rede formada por lugares de memória, sendo o Sesc Ceará um ativador desses espaços. Os projetos passam por pesquisas e estudos consistentes a respeito de cada tradição cultural, suas referências coletivas e o impacto na comunidade para que se tornem museus orgânicos.

 

Voltar