Novos diretores da Fecomércio-CE tomam posse hoje e cumprem agenda oficial

A agenda da nova diretoria da Federação do Comércio do Ceará iniciou oficialmente hoje com a apresentação dos seus membros e planejamento de ações.

Tem início um novo ciclo na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio). Os novos diretores eleitos no pleito de abril, tomaram posse hoje e já cumprem agenda oficial na instituição que representa um segmento da economia que, de acordo com dados do IBGE, responde por 52,9% do PIB estadual, sendo 16,3% referente ao comércio e 36,6% a serviços, ocupando juntos mais de 421 mil postos de trabalho.

Durante o sábado no Senac Reference foi realizado o Seminário Competências & Atribuições. A abertura do evento foi feita pelo presidente da entidade, Luiz Gastão Bittencourt, que fez um retrospecto do papel do Sistema Fecomércio na sociedade cearense e indicou que o atual momento, pós-pandemia, é de reorganização e que todos são chamados a um novo tempo.

“A gestão que se encerra hoje foi de desafios históricos. Vivemos uma crise sanitária sem precedentes com a pandemia de Covid-19, com consequências cruéis na economia, além de ameaças democráticas ao sistema sindical, mas o momento é de esperança. Temos o dever de nos unir para seguir cumprindo com o papel social da Federação, principalmente quando nosso trabalho se faz ainda mais necessário”, destacou Gastão.

O seminário teve como objetivo apresentar aos novos gestores o leque de programas e serviços que a Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC oferecem aos sindicatos, empresários e à sociedade, além de expor um amplo cenário dos aspectos institucionais importantes para a realização de uma boa gestão.

O quadriênio da nova diretoria teve início no último domingo (29) e já nesta segunda-feira (30) foi realizado o ato de assinatura do termo de posse e o primeiro compromisso oficial dos eleitos. Durante a manhã aconteceu a primeira Reunião da Diretoria da Fecomércio-CE, na sede da entidade, sob a liderança do presidente Luiz Gastão Bittencourt.

No encontro, foi apresentado um perfil de cada gestor, além de um breve diálogo sobre o cenário atual da instituição. Ao fim, Gastão reforçou o início dos trabalhos e desejou sucesso aos eleitos: “Hoje, está empossada a nova diretoria da Fecomércio Ceará. Desejo a todos um trabalho alinhado com as boas práticas que marcam a Federação. Acredito que a nova gestão que se inicia estará cada vez mais empenhada na defesa das empresas do comércio e em servir à sociedade com excelência. Que Deus nos abençoe”.

Na sequência foi a vez da confirmação da posse dos conselheiros do Sesc e do Senac, durante a Reunião Ordinária do Conselho Regional de cada uma das instituições. Os encontros ocorrem mensalmente e têm o intuito de prestar contas da gestão, pautar debates e deliberar sobre decisões que devem ser tomadas em assembleia.