Palestra aponta um olhar positivo sobre 2020 e possibilidades de investimento

Um panorama geral da economia no País e as possibilidades de investimentos deram o tom da palestra Perspectivas da Economia e Oportunidades para o Comércio em 2020, realizada ontem, no Senac Reference. A economista Zeina Latif, consultora externa da XP Investimentos, finalizou sua fala afirmando que o cenário geral para o ano de 2020 é positivo, mas o Brasil ainda tem muito o que amadurecer quando o assunto é ajuste econômico.

Quem acha que as reformas previstas pelo Governo Federal vão garantir segurança econômica para o Brasil, está enganado, avisa Zeina Latif. A economista assegura que esse ponto é importantíssimo, todavia não é o bastante para tornar o Brasil suficientemente maduro no quesito economia.

O desemprego e a qualificação de mão de obra são alguns dos pontos na lista de metas para que o País avance economicamente. Zeina Latif destacou que o número de desempregados ainda é preocupante. De acordo com ela, 40% das pessoas desempregadas estão nessa situação há mais de um ano e a falta de qualificação profissional só agrava o quadro. Soma-se a isso outra realidade, a de que o Brasil ainda perde seus talentos para outros países.

Uma ressalva sobre o quadro geral, apontou, foi a aprovação da Reforma da Previdência. Segundo ela, esse avanço foi vital para a economia brasileira, pois evitou problemas inflacionários, aponta a economista. Mas outras reformas necessárias, como a Tributária, são mais complicadas de serem aprovadas, principalmente em um ano eleitoral, como 2020. Ela entende que é preciso muita habilidade de negociação do Governo para andar com essas reformas e sustentar o debate da agenda de ajuste fiscal.

Por outro lado, Zeina Latif afirma que o quadro de juros baixos veio para ficar. A taxa Selic operando em 4,5% estimula a economia, o que gera mais movimentação para o comércio, por exemplo, atestando que os juros baixos significam um impacto positivo para a economia como um todo.

Confiança e Otimismo

O presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, está confiante que 2020 será mais positivo para a economia. Ele avalia que 2019 foi de muitos ajustes e de “organização da casa” para o Governo Federal. Dentre as expectativas para este ano, está a aprovação da Reforma Tributária, que na sua visão, trará mais segurança para a área empresarial, principalmente para investimentos.

Além disso, Filizola lembra que de acordo com as pesquisas realizadas pela Fecomércio, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), os empresários estão mais otimistas, assim também como os consumidores estão dando sinais de recuperação do poder de consumo.

Outro fator animador são setores como da construção civil, automotor, serviços e eventos que apresentaram um resultado melhor no ano passado. “Para 2020 esperamos perspectivas melhores para a economia não só no Ceará, como também do Brasil”, finalizou.

Investimentos

Vivian Sesto, responsável pelo núcleo de assessoria aos produtos de investimentos no segmento pessoa jurídica da XP Investimentos começou sua fala destacando a importância de uma gestão de caixa eficiente. Ela explicou sobre a importância de organização do fluxo de caixa não apenas mensal, mas também a longo prazo.

Sobre a política de investimento, Vivian Sesto reforçou a importância da empresa deixar estabelecido quais tipos de investimentos a empresa vai poder aportar. “Essa é uma das regras para se ter uma gestão de caixa mais eficiente”, pontuou.

A palestra contou com a participação de empresários de vários setores e conselheiros do Sistema Fecomércio. O evento foi realizado pelo Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio Ceará em parceria com a XP Investimentos.

Homenagem

Na oportunidade, o Sistema Fecomércio homenageou 32 empresários que tiveram sua trajetória contada no quadro Momento Fecomércio durante o ano passado. Augusto Sávio do N&S Salão e Cosméticos representou o grupo de empresários e em seu discurso ressaltou a importância deste reconhecimento: “o comércio está no meu sangue, minha trajetória é entrelaçada com o comércio e ser reconhecido por isto é gratificante. Uma ação como essa do Sistema Fecomércio é muito oportuna e incentiva nosso trabalho enquanto empreendedor”, finalizou, Augusto.