Palestra debate cenário econômico mundial e local, além das expectativas para 2024

Cenário econômico/político e perspectiva para 2024 foi o tema da palestra realizada pelo economista Geraldo Luciano, na manhã desta quarta-feira, 04. Convidado da Câmara do Mercado Financeiro (CMF), vinculada à CACE, Câmaras e Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará, Geraldo Luciano é considerado um dos maiores executivos do País. Ele fez uma análise sobre o cenário econômico mundial e local, além de destacar o fator político, principalmente em relação às eleições municipais que ocorrerão no próximo ano.

Segundo o executivo, dois fatores foram preponderantes para o aumento da inflação: a pandemia e a guerra na Europa. De acordo com Geraldo Luciano, o período de pandemia que causou danos para a economia mundial, continua tendo reflexos até hoje, pois essa agravou o cenário de desigualdade social e os governos tiveram que aumentar seus gastos, fazendo crescer também a dívida interna.

A taxa de juros elevadas nos Estados Unidos, a retração na curva de crescimento da China e a guerra na Europa também são fatores que preocupam a economia global, segundo o executivo. “Não estou sendo pessimista, mas a missão dos empresários é contornar os obstáculos reais, e esses são os desafios que temos que enfrentar para seguir em frente”, ponderou.

Em relação a 2024, conforme explicou Geraldo Luciano, ainda é um ano de incertezas para o quadro econômico geral. Ele aponta que a grande expectativa do mercado mundial é como os Estados Unidos vai domar a inflação sem provocar uma forte recessão.

Cenário local

No Brasil, ele pontuou que independente da questão política, o que mais preocupa na economia nacional é a gestão fiscal. “A Reforma Tributária foi abraçada pelo Congresso e, por isso, deve ser aprovada ainda neste ano. Essa não é a ideal, mas é a possível”, afirmou.

Sobre as perspectivas para 2024 no País, Geraldo Luciano pontuou que ano de eleição tem uma circulação maior da economia, mas o que se desenha, pelo menos para Fortaleza, segundo ele, é uma disputa difícil e bastante polarizada.

Sobre Geraldo Luciano

Ex-funcionário do Banco do Nordeste, Geraldo Luciano já foi vice-presidente do grupo M Dias Branco. Atualmente, é sócio da empresa Unique Consultoria Empresarial LTDA, membro do Conselho de Administração do Hapvida, Portobello, Brisanet e membro do Conselho Consultivo do Grupo Marquise, Grupo Fan e Itaueira.

Participaram da palestra o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Fernando Bittencourt; o presidente da Câmara do Mercado Financeiro, Geldo Machado; diretores da Fecomércio, empresários e convidados.