Pesquisa aponta melhora no cenário econômico nacional

Economistas estão mais otimistas com as perspectivas do cenário econômico nacional. É o que revela a quadragésima quarta edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), referente aos meses de julho e agosto. Segundo o levantamento, o número de variáveis analisadas com otimismo foi maior que o da pesquisa anterior. A pesquisa é realizada em parceria entre a Fecomércio-CE e o Conselho Regional de Economia (Corecon-CE).
A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices: de percepção presente, futura e de expectativa geral. Os índices de percepção geral (97,4 pontos) e presente (86,6 pontos) apresentaram redução no pessimismo enquanto o índice de percepção futura (108,1 pontos) registrou otimismo.
Além disso, a pesquisa revelou cinco variáveis analisadas com otimismo: cenário internacional (170,3 pontos); evolução do PIB (169,3 pontos); nível de emprego (129,7 pontos); oferta de crédito (126,2 pontos) e taxa de câmbio (107,4 pontos). O número de variáveis percebidas com pessimismo foi inferior ao da pesquisa anterior, totalizando quatro: gastos públicos (51,5 pontos); salários reais (51,5 pontos); taxa de inflação (41,6 pontos) e taxa de juros (28,7 pontos).
Considerando a soma das variáveis, o índice de percepção geral passou de 77,3 pontos para 97,4 pontos, uma redução de 26,0% no pessimismo em relação à pesquisa anterior. Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa revela uma melhora nas expectativas, com o índice entrando na zona do otimismo, alcançando 108,1 pontos. Vale reforçar que a percepção sobre o desempenho presente mostrou redução no pessimismo, de 38,0%, alcançando 86,6 pontos.
Vale destacar que as expectativas movem os agentes econômicos impactando, positivamente ou negativamente, o comportamento das diversas variáveis econômicas como consumo, investimento, poupança, taxa de juros, dentre outras. Ao mesmo tempo, a performance, positiva ou negativa das variáveis, índices e indicadores econômicos interfere na percepção dos diversos agentes econômicos. Assim, as expectativas são a um só tempo causa e consequência do comportamento econômico.
Sobre a pesquisa
A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período julho-agosto as expectativas de 103 especialistas em economia. A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

Voltar