Pesquisa apresenta impacto do Turismo de Eventos na economia do Estado

Para identificar os dados do desenvolvimento do Ceará no setor de turismo de eventos, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio – CE), a Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Visite Ceará/FC&VB - apresentaram, nesta terça-feira (09/04), o resultado da Pesquisa de Impacto Econômico do Turismo de Eventos Realizados em Fortaleza no ano de 2018.

Numa ação conjunta pelas três instituições, no período de abril a novembro de 2018, o relatório permite dimensionar o impacto do turismo de negócios e eventos na economia local de forma pioneira. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Maurício Filizola, as pesquisas são peças fundamentais para entender melhor o fluxo dentro do segmento. “O conhecimento desses dados, mapeando a qualificação e o destino dos gastos dos turistas no nosso Estado, possibilita uma melhor compreensão do contexto para a tomada de decisões estratégicas tanto pelas empresas e instituições quanto pelo próprio governo”.

Responsável em atrair eventos e captar avanços para o turismo local, a presidente do Visite Ceará/FC&VB, Ivana Bezerra Rangel, destacou a importância da pesquisa para dar maior relevância às ações junto aos diversos públicos. “Este estudo é um divisor de águas para o turismo de negócios no Ceará, fornecendo dados para sustentar nosso planejamento e nortear as estratégias de todos os setores econômicos, desde o hotel ao vendedor de pipoca. Estamos confiantes no potencial do Ceará para atrair eventos cada vez mais significativos e com efeito multiplicador na cadeia produtiva gerando emprego e renda”, explica

O incentivo ao potencial turístico do Estado, segundo Circe Jane Teles Ponte, vice-presidente da Fecomércio-CE e presidente do Cetur, ganha um reforço a partir da análise dos dados alcançados, oferecendo ferramentas para promoção como destino de negócios e eventos. “Esta é a maior pesquisa de impacto econômico que já fizemos no Ceará, e queremos, a partir desta, traçar novas pesquisas em 2020 para construir um índice anual e entender melhor como é o nosso turista, como ele fica, de onde ele vem, o que ele dá prioridade, como ele enxerga os serviços e infraestrutura do nosso Estado, dentro do âmbito do turismo”.

Parceira da pesquisa e uma referência educacional do País, a Unifor comemora a pesquisa e frisa que é uma oportunidade para preparar melhor os alunos e futuros profissionais do mercado. "Trabalhos desta natureza, desenvolvidos em parceria com atores e segmentos importantes da sociedade em diferentes esferas, materializam o nosso papel de farol enquanto universidade, agregando valor ao processo de formação dos nossos estudantes e contribuindo com a geração de novos conhecimentos”, afirma a diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Unifor, Danielle Coimbra, ressaltando que a Universidade está de portas abertas para novos estudos e iniciativas como essa para fomentar o desenvolvimento do Ceará.
Recortes da pesquisa

A aplicação da pesquisa foi realizada com uma amostra total de 3.308 entrevistados em 26 eventos com total de 23.712 participantes. Ao todo, foram apresentados e discutidos 12 itens como Origem dos Turistas, Escolaridade, Renda Familiar, Característica do Grupo, Organização da Viagem, Permanência no Ceará, Meios de Hospedagem, entre outros.
Os resultados obtidos foram combinados com o gasto médio dos turistas que vieram a Fortaleza para eventos, permitindo dimensionar o impacto na economia local, que movimentou um total de R$549,6 milhões. Buscou-se verificar o gasto com elementos da cadeia produtiva como hospedagem, alimentação, transporte e diversão/passeio.

Com relação ao perfil do turista de eventos que vem ao Estado, a pesquisa mostra que 60,6% apresentam ensino superior completo, com renda familiar de 31,1% dos entrevistados entre R$ 3.817,00 e R$ 9.540,00, e os principais mercados emissores de turistas são Sudeste 35,7% e Nordeste 27,1%. Tendo 70% de participantes vindos de outros estados, 75,7% se hospedam em hoteis/flats e 28,4% ampliam a estadia, motivados em sua maioria pelo lazer.

O professor Chico Alberto, Coordenador do Bacharelado em Economia da Unifor, reforça que os eventos estão influindo diretamente no Ceará. “A pesquisa é de relevância pra economia do estado do Ceará à medida que contribui com o setor de eventos com a informação inédita sobre o impacto da atividade de eventos de negócios no Produto Interno Bruto do Estado”, completa Chico Alberto.

Clique e confira a pesquisa