Pesquisa dos Economistas aponta otimismo

A Fecomércio-CE e o Conselho Regional de Economia (Corecon-CE), em parceria, divulgam a trigésima terceira edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE). A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período setembro-outubro as expectativas de 101 especialistas em economia.
A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.
A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Os analistas revelaram otimismo em seis das nove variáveis investigadas: taxa de juros (127,3 pontos); evolução do PIB (125,3 pontos); taxa de inflação (124,0 pontos); oferta de crédito (120,8 pontos); gastos públicos (116,9 pontos) e nível de emprego (107,8 pontos).

O número de variáveis analisadas com pessimismo foi o mesmo da pesquisa anterior, ou seja, três: taxa de câmbio (73,4 pontos), cenário internacional (73,4 pontos) e salários reais (57,8 pontos), que mais uma vez atingiu a menor pontuação.
Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices: de percepção presente, futura e de expectativa geral. Considerando a soma das variáveis, o índice geral passou de 100,2 pontos para 103,0 pontos, uma elevação de 2,7% no otimismo em relação à pesquisa anterior. Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa apresenta também uma melhora nas expectativas, de 3,6%. Ademais, cabe destacar que a percepção sobre o desempenho presente revelou pequena redução no pessimismo de 1,7%, registrando 93,9 pontos.

Vale salientar que as expectativas movem os agentes econômicos impactando, positivamente ou negativamente, o comportamento das diversas variáveis econômicas como consumo, investimento, poupança, taxa de juros, dentre outras. Ao mesmo tempo, a performance, positiva ou negativa das variáveis, índices e indicadores econômicos interfere na percepção dos diversos agentes econômicos. Assim, as expectativas são a um só tempo causa e consequência do comportamento econômico.

A pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE) revela, na sua trigésima terceira edição, que o número de variáveis econômicas analisadas com pessimismo, três, e com otimismo, seis, foi o mesmo da pesquisa anterior. Enquanto os índices de percepção geral (103,0 pontos) e de percepção futura (112,0 pontos) registraram otimismo, embora pequeno, dos analistas consultados em relação ao quadro econômico nacional, o índice de percepção presente permanece na zona do pessimismo (93,9 pontos). Os resultados da pesquisa revelam, de uma maneira geral, que o otimismo sobre a dinâmica macroeconômica do país encontra-se estável e reduzido.

Sobre a pesquisa

De periodicidade bimestral a amostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

Voltar