Planejamento 2024. Luiz Gastão se reúne com instituições cadastradas no Sopa Amiga

Mais de 100 núcleos cadastrados no Sopa Amiga do Sesc se reuniram na manhã deste sábado, 27, com o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, para realizar o Seminário de Planejamento do projeto. O encontro aconteceu na unidade do Sesc Caucaia e reuniu vários programas do Sistema, como Baião Social, Sesc Ativo, além de representantes do Senac.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Comunitário do Sistema Fecomércio, Eudes Xavier, a reunião foi um momento para debater o planejamento das ações para 2024, avaliar o que foi realizado em 2023, e oportunizar uma interlocução dessas ações com o presidente Luiz Gastão. “Foi importante ainda para falarmos das ações propositivas que temos para 2024, junto aos núcleos de bairros”, pontuou.

Vários pedidos foram feitos pelos representantes dos núcleos que fazem parte do projeto, ao presidente Luiz Gastão, como disponibilizar o Sesc Ativo nas comunidades atendidas pelo Sopa Amiga, manter o Natal Solidário, dentre outros. “Sugestões e avaliações são importantes, porque tudo pode ser melhorado. Vamos fazer o possível para atender todos os pedidos”, destacou o presidente.

Idealizador do Sopa Amiga, Luiz Gastão destacou a importância do projeto, juntamente com outros realizados pelo Sistema Fecomércio, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, como o Programa de Compra Direta, que destinou mais de R$ 26 milhões para compra de gêneros alimentícios de produtores familiares. “Acreditamos que a realização das ações que efetivamente trazem dignidade para as pessoas, constroem uma sociedade com mais autonomia e liberdade”, ponderou.

O superintendente do Sistema Fecomércio e diretor Regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, também falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Sistema para impactar positivamente a vida dos cearenses, afirmando que a Instituição acredita nas pessoas e que a vida de todos pode ser melhor. “O Sopa Amiga é segurança alimentar, é solidariedade e qualidade de vida também”, reforçou, informando que em 2023 o projeto distribuiu 1,5 milhão de sopas.

Jaydson Almeida, representante do Instituto Francisco de Assis (IFA), afirmou que há um ano o Sopa Amiga faz a diferença das 400 pessoas que vivem em vulnerabilidade social e que são atendidas pelo IFA, no bairro Vila Manoel Sátiro. “Distribuímos para cada pessoa, um litro de sopa e muitas dizem que ela é o único alimento do dia para toda a família. Elas ainda guardam para terem o que comer no dia seguinte. O Sopa Amiga fez toda a diferença para o nosso Instituto”, contou.

Sobre o Sopa Amiga

Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional de inclusão social no combate à fome e desperdício de alimentos. Desenvolvidos nos Restaurantes Sesc que transformam os insumos que são, muitas vezes, considerados descarte, como talos e aparas de vegetais, em sopa saborosa e nutritiva.

A distribuição das sopas para a população de vulnerabilidade social é feita em parceria com instituições cadastradas que comprovem o trabalho social nas comunidades mais carentes. Atualmente, são distribuídas em média 132 mil sopas por mês, produzidas na rede de Restaurantes Sesc.

Voltar