Professores inovadores: Viviane Mosé ministra palestra magna do 1º Congresso de Educação Sesc e Senac

Até sábado (29), nomes de destaque nacional estarão presentes no Centro de Eventos para discutir novas práticas na área

“Se a educação que recebemos dos pais e mestres nos fosse tirada, o que seria das nossas vidas? A gente precisa, mais do que nunca, respeitar, valorizar e compartilhar o saber”. Foram com essas palavras que o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, deu início à primeira edição do Congresso de Educação Sesc e Senac, que teve início na última quinta-feira, 27 de fevereiro, no Centro de Eventos do Ceará. Com o tema Metodologia & Inovação, o evento trará renomados pesquisadores e estudiosos para discutir sobre os contextos atuais e as perspectivas da educação básica e profissional no Brasil.

A abertura do Congresso, que segue até sábado (29), também contou com a participação de Onélia Santana, representando o governador do Ceará, Camilo Santana. “Investir na educação, na arte e na cultura é pensar em um futuro melhor”, afirmou Onélia, destacando ainda a parceria entre o Governo e o Sistema Fecomércio. Além disso, estiveram presentes no primeiro dia do evento o Diretor Regional do Sesc/Senac Ceará, Rodrigo Leite, do Vice-presidente do Sistema Fecomércio, Ranieri Leitão, da Diretora Regional do Senac Bahia, Marina Almeida, e da Diretora do Sesc Sergipe, Aparecida Farias, dentre outras comitivas de regionais ao redor do todo o País (AL, BA, SE, RN, SP, PA, RS,  PR, PE, MS, DF, ES, PB e GO)

Já a palestra magna do evento, que vai reunir ao longo de três dias cerca de mil participantes, entre educadores do Sesc e Senac, técnicos do Sistema Fecomércio Ceará e de instituições ligadas à Confederação Nacional do Comércio (CNC) em outros estados, além de convidados da rede de ensino do Ceará, ficou por conta de Viviane Mosé. Na ocasião, a poetisa, psicanalista, mestra e doutora em filosofia falou sobre a importância de se privilegiar a criatividade, dar protagonismo aos alunos e até o uso de novas tecnologias como práticas fundamentais para que um processo de aprendizado mais consistente.

 “Os alunos precisam ser ativos e os educadores devem estimulá-los nesse sentido. Precisamos ajudar essas crianças e jovens a serem autônomos, maduros, senhores de suas escolhas. É nosso papel fortalecer uma nova geração madura”, disse.

De acordo com a especialista, os educadores não devem focar apenas em um conteúdo preparatório para o mercado de trabalho. A preocupação maior, segundo Mosé, deve estar na formação dos estudantes enquanto cidadãos, ou seja, desenvolver competências e habilidades para serem aplicadas em suas próprias vidas. “Contrata-se pelo currículo. No entanto, demite-se pelo comportamento. Trata-se, portanto, de uma educação para a vida”, pontuou.

A filósofa acredita que um dos grandes desafios dos educadores é saber ouvir os alunos. E ouvir, para Mosé, não é atender, e sim considerar o que eles pensam e sentem. Além disso, é importante que os professores estejam ainda mais atentos para uma educação consciente e de qualidade, em um mundo ainda mais virtualizado, uma vez que as redes não excluem ninguém, “nem os bons e nem os maus”, principalmente em tempos de likes, desinformações e Fake News. “A internet não é vilã. A culpa é de quem usa. O essencial, aqui, é educar as crianças e os jovens para o bom proveito das novas tecnologias”, concluiu.

Educação e inovação

O palestrante, escritor e psicólogo clínico Rossandro Klinjey também participa do Congresso de Educação Sesc e Senac. Ele fará a palestra de encerramento do congresso, com o tema Pensando Fora da Caixa: as estratégias mentais para pensar. Outro convidado especial é Ronaldo Mota, Diretor Científico da Digital Pages e membro da Academia Brasileira de Educação. Ele falará sobre Educação do Futuro e Metodologias inovadoras.

Entre os temas que serão debatidos no congresso, estão o futuro da escola, os desafios da educação profissional no Brasil, a formação de professores para a inovação, aprendizagem criativa, gamificação, inclusão e intercultura e o uso de novas tecnologias no ensino. Ao todo, serão 34 atividades, divididas em palestras, mesas redondas, workshops, apresentações de trabalhos e cine debates.

Além do auditório principal e das salas de apresentação, a estrutura do congresso contará com espaços diferenciados, como livraria, co-working e espaços de integração para os participantes com uma programação diversificada que oferecerá atividades dinâmicas durante todo o evento.

Programação e mais informações disponíveis no site oficial do evento

SERVIÇO:

Congresso de Educação Sesc e Senac

Dias: 27 a 29 de fevereiro de 2020

Local: Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza – CE

Programação e mais informações: www.fecomercio-ce.com.br/congressodeeducacao

Voltar