Reforma Tributária em pauta na reunião mensal de diretoria da Fecomércio-CE

Em reunião na manhã desta segunda-feira, 27, a diretoria da Fecomércio-CE debateu os principais pontos de interesse para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo. A Reforma Tributária foi um dos pontos em destaques do encontro. O advogado e consultor jurídico da Fecomércio-CE, Hamilton Sobreira apresentou os principais impactos para o comércio, caso a reforma seja aprovada, segundo Hamilton o consumidor final também acabará pagando por isso,” teremos um  grande impacto de custo tributário, e este também será um aumento para as prestadoras de serviços já que a maioria de suas operações não há crédito, em resumo, vai chegar para todos esta conta, ressalta o Consultor.

Para Maurício Filizola, presidente da Instituição, este é momento é decisivo, onde cada líder precisa exercer seu papel, como presidente de sindicato, representante de um determinado segmento e levantar os pontos, para apresentar propostas na tratativa de diálogo produtivo com o poder público. A diretora institucional da Fecomércio, Claudia Brilhante também reforçou o momento para o diálogo; “é um momento ideal para fazermos esse levantamento, não vamos conseguir reverter, sofreremos um aumento, sim, será inevitável, mas vamos tentar apresentar soluções que julgamos ser necessárias e que possa reduzir este impacto, principalmente neste cenário tão inserto que enfrentamos, ressaltou, Claudia.

Também foi destaque na reunião, os resultados da comunicação no período de pandemia, a Coordenadora Geral de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio-CE, Raquel Barros apresentou os números e o panorama deste período inédito, vivenciado por todos, Raquel também atualizou a diretoria sobre os impactos positivos da Campanha Compre do Ceará, uma Campanha unificada com o setor produtivo cearense que visa auxiliar nosso estado neste momento importante de retomada econômica.

Fechando a manhã de reuniões, o gerente executivo do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do IPDC, Henrique Gonzaga, apresentou o andamento da ferramenta #tafacilcomprar e apresentou a nova metodologia de aplicação das pesquisas do Instituto. A partir de agora, o IPDC disponibilizará os questionários via link digital e com o apoio dos sindicatos terá um maior alcance, para o gerente o novo formato terá como pontos positivos: agilidade, custos, ampliação de capacidade analítica e sindicatos informados.

Seguindo a programação do dia, a tarde foi o momento dos conselhos regionais do Sesc e Senac se reunirem. O encontro debateu os assuntos administrativos das duas casas. Além do balanço das atividades nos meses de maio e junho e o planejamento para o próximo período, também foi apresentado, pela gerente do Senac Reference, Raquel Cajé,  um resumo das ações do Senac durante o período de isolamento social.