Retrospectiva 2021: Empenho e trabalho marcam a atuação do Sistema Fecomércio

O ano de 2021 veio para mostrar que para seguirmos com a missão de defender os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo, é preciso empenho, trabalho e, acima de tudo, coragem para enfrentar todos os desafios. Foi justamente com essa ideia em mente que Luiz Gastão Bittencourt reassumiu em maio a presidência do Sistema Fecomércio. Seu retorno trouxe mudanças rápidas e importantes, além de acelerar projetos estratégicos.

 

O presidente assumiu, por exemplo, sua posição no comitê de enfrentamento ao Coronavírus. E, logo ao já chegar, já solicitou ao Governo do Estado a ampliação do horário de funcionamento do comércio em geral. Além disso, o Sistema Fecomércio esteve em diálogo constante com o governador Camilo Santana, sempre com o interesse de defender o comércio. Ele e Gastão estiveram presentes na assinatura e entrega do projeto de lei que institui o Programa Mais Empregos Ceará. A iniciativa permite ao Governo do Ceará subsidiar 50% do salário mínimo para empresas que contratarem novos trabalhadores no segmento de comércio e serviços.

 

O presidente do Sistema Fecomércio também foi ao Palácio da Abolição participar de uma reunião com o governador Camilo Santana. Durante o encontro, que teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, foram debatidas as principais demandas do segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, além de ampliação das parcerias com o Sistema Fecomércio, incluindo ações de qualificação profissional.

 

Luiz Gastão participou da primeira formatura do projeto Virando o Jogo, realizada no Palácio da Abolição. Também esteve à frente do Pacto Contra o Coronavírus no Cearé, que reuniu representantes de diferentes setores da sociedade para buscar esforços no objetivo de expandir a vacinação no estado. Dentre as inúmeras ações, disponibilizou as unidades do Sesc, Senac e Fecomércio como postos de atendimento ao público em geral para a realização de cadastro e consulta para o agendamento da vacinação contra a Covid-19.

 

As articulações institucionais e políticas também foram pauta da instituição. Encontros com prefeitos e autoridades foram realizados ao longo do ano, sempre com o objetivo de consolidar ou criar parcerias que ampliem as ações do Sistema Fecomércio. Foi assim também com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

Em 2021, o presidente assumiu a presidência do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio, o Cetur. E esse foi um segmento movimentado! O Cetur participou de reunião com a Câmara Setorial de Turismo e Eventos. O encontro teve como objetivo apresentar a iniciativa Vai Turismo – Rumo ao Futuro. Luiz Gastão Bittencourt falou na abertura da reunião, que aconteceu em formato virtual, e defendeu a urgência em traçar estratégias em prol da recuperação do turismo.

 

Gastão também recebeu o Cônsul Geral da Argentina no Nordeste, Alejandro Funes Lastra. Na pauta do encontro, estiveram a retrospectiva das ações realizadas através da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo – Brasil Argentina Ceará, assim como o planejamento de novos projetos que devem acontecer neste momento de retomada e recuperação econômica. A Fecomércio sediou o encontro da Embaixada da Argentina no Brasil com Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil Argentina no Ceará, que por sua vez foi instalada oficialmente na Fecomércio em 2021.

 

O Sistema Fecomércio realizou, apoio e esteve presente em diversos eventos.  Representada pelo presidente Luiz Gastão Bittencourt, diretores e presidentes de sindicatos, a instituição participou do 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio. Também marcou presença na Abav Expo 2021, feira de turismo realizada pela Associação Brasileira da Agência de Viagens, no Centro de Eventos, e no 5º Ceará Global, evento online que teve como destaque os clusters de negócios do Ceará, as oportunidades para o comércio exterior e a atração de investimentos para o Estado.

 

Em dezembro, foi apresentado o balanço do Sistema Fecomércio de 2021 e os projetos para o próximo ano durante coletiva de imprensa no Senac Reference. O momento também marcou o encerramento da campanha do Mesa Brasil Sesc 20 anos. Foram homenageadas as 40 empresas que mais contribuíram com o programa ao longo desses 20 anos.

 

Um dos destaques deste ano, que foram apresentados na coletiva de imprensa, foi o Cartão do Empresário, que oferece aos empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo vantagens e condições especiais em vários produtos e serviços que impactam diretamente na economia de seus negócios, como telefonia, planos de saúde, certificado digital, dentre outros. De janeiro a outubro, foram 2162 novos cartões e 1008 renovações, totalizando 3170 cartões.

 

Na ocasião, foram apresentados ainda os dados referentes ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), que realiza pesquisas referentes ao comportamento do consumidor, situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses. Levando, assim, informações práticas e dados estatísticos confiáveis para os empresários do comércio de bens, serviços e turismo. De janeiro a outubro de 2021, foram realizadas 88 pesquisas.

 

Além disso, no dia 15 de dezembro, houve a inauguração da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, parceria do Governo do Estado com o Sistema Fecomércio. No espaço, que possui 4 mil metros quadrados, serão ofertadas iniciativas de educação profissional e estímulo ao empreendedorismo. Já estão sendo ofertadas oficinas e visita guiadas na unidade. A partir de janeiro, o Senac vai oferecer capacitação profissional nas áreas de Gastronomia, Hospitalidade e Infraestrutura. A previsão é de dispor de 40 turmas, totalizando 855 vagas.

 

E, por meio do Sesc, o equipamento também conta com uma unidade do restaurante da rede, que oferece refeições nutritivas e de qualidade a preços acessíveis. A instituição também vai realizar uma ação de segurança alimentar, o Sopa Amiga. Todas as ações da Escola vão priorizar e beneficiar as comunidades do entorno do Poço da Draga, Moura Brasil e o próprio centro de Fortaleza.

 

As ações realizadas e os resultados conquistados até aqui mostram que, de fato, estamos no caminho certo. Em 2022, seguirá forte na missão de defender o comércio e fortalecer ainda mais as ações da instituição.

Voltar