Reunião de Diretoria da Fecomércio debate união da cadeia produtiva para retomada da economia

O presidente Maurício Filizola conduziu nesta sexta-feira, 23, a reunião mensal de diretoria da Fecomércio-CE. Realizada de forma híbrida, ela reuniu as principais lideranças do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará e debateu iniciativas que visam auxiliar este momento desafiador para os empresários. Segundo Filizola, é necessária união de toda a cadeia produtiva para debater e garantir iniciativas que ajudem na recuperação do setor.

Para debater sobre o assunto, a reunião contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Taiene Righetto, que fez uma explanação sobre o atual cenário dos bares e restaurantes, citou os números de perdas somadas até o momento e destacou qual o melhor caminho para reverter a atual situação do comércio.

Para Taiene Righetto, a saída é pensar no comércio como um todo, e não apenas cada setor defender sua parte. “Hoje o problema não é mais setorial, temos uma pandemia econômica muito grave. Não dá mais para trabalhar pela defesa de só um setor, tem que ser a economia como um todo. Não adianta voltar uma parte do comércio e a outra ficar fechada, a economia tem que girar”, defendeu.

De acordo com o presidente da Abrasel, o setor de bares e restaurantes registrou 60% de falência em todo Estado. Segundo ele, no primeiro lockdown, em 2020, as empresas tinham reserva para queimar, o que agora é uma realidade bem diferente, onde muitas estão com dívidas. “Apenas 20% do nosso setor retornou. Hoje estamos funcionando com um faturamento 60% menor comparado à primeira onda da pandemia, no ano passado. Ou seja, não está circulando dinheiro na economia”, lamentou.

Taiene Righetto defendeu o diálogo com o governo e o cumprimento rigoroso dos protocolos sanitários. Maurício Filizola concordou. “Esperamos em breve que possamos estar com o funcionamento do comércio ampliado. O cuidado é reforçar o olhar para os protocolos e o nosso papel de liderança no setor é fazer com que isso aconteça de forma plena”, defendeu Filizola.

Assuntos Jurídicos

Seguindo a reunião, o consultor jurídico da Federação, João Rafael Furtado destacou o trabalho de conscientização e diagnóstico que o Sistema Fecomércio vem fazendo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esclarecendo os pontos da Lei e como o Sistema e as empresas precisam se adaptar.

Ainda no assunto jurídico, o consultor Eduardo Pragmácio explicou sobre a relação da covid-19 ser considerada uma doença ocupacional ou endêmica. Ele deixou claro que, em princípio, não se caracteriza como doença ocupacional e ressaltou a importância das empresas seguirem todos os protocolos de segurança no ambiente de trabalho.

Também na pauta, a coordenadora de comunicação e marketing, Raquel Barros apresentou o andamento de uma campanha voltada para os sindicatos que visa fortalecer a representação sindical. Na sequência do dia aconteceram as reuniões do Conselhos Regionais do Sesc e Senac.