Reunião de diretoria. Presidente anuncia parceria entre Cartão do Empresário e Ford

A reunião de Diretoria da Fecomércio Ceará, realizada nesta sexta-feira, 28, trouxe uma novidade para os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário do Sistema Fecomércio. A Instituição fechou mais uma parceria, dessa vez com as concessionárias da Ford, concedendo descontos na compra de carro zero. É mais um benefício dentre os produtos e serviços disponibilizados pelo Cartão.

“Uma nova parceria que vem fortalecer os produtos e serviços que a Fecomércio Ceará coloca à disposição dos nossos empresários. É importante divulgarmos essas ações para que cheguem até a ponta, ou seja, até os empresários”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola.

Fortalecimento

O presidente também informou sobre a campanha da Confederação Nacional do Comércio (CNC) relacionada ao pagamento da Contribuição Assistencial. A campanha da CNC “Fortaleça quem fortalece a sua empresa” está sendo divulgada em todo o País, ressaltando a importância do pagamento dessa Contribuição para os sindicatos patronais, para as Federações do Comércio e também para a CNC.

A contribuição assistencial é fixada nas convenções coletivas de trabalho, e é devida pelas empresas e demais integrantes das categorias econômicas representadas pelo sindicato ou pelas federações. Ela tem por finalidade prover o sindicato dos meios para defender melhores condições de trabalho para toda a categoria econômica, independentemente do porte da empresa.

Segundo Maurício Filizola, na próxima segunda-feira, dia 02, ele irá se reunir com o Conselho Regional de Contabilidade para falar sobre a Contribuição Sindical, no sentido de sensibilizar os contadores para que eles reforcem junto às empresas a importância do pagamento da Contribuição Assistencial.

Maurício Filizola falou sobre a importância de explicar aos empresários sobre a necessidade desse pagamento, informando que a Contribuição Assistencial fortalece a atuação dos sindicatos patronais, contribuindo diretamente para o crescimento do mercado e para a defesa dos interesses dos empresários.

Varas Empresariais

O assessor jurídico da Fecomércio, João Rafael Furtado, informou sobre a realização da palestra “Sistema de Resolução de Conflitos e as Varas Empresariais”, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), no dia 13 de março, a partir das 17h. No debate será discutida a experiência da utilização de Varas Empresariais em outros Estados brasileiros, abordando suas vantagens para a resolução de conflitos relacionados a essa matéria.

No Ceará, ainda está tramitando o pedido de criação de uma vara especializada em atender exclusivamente as demandas de natureza empresarias. A palestra será realizada pelo professor Fábio Ulhoa Coelho, doutor em Direito Comercial (PUC-SP). O evento é uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil, e é gratuito. Para participar, basta fazer uma inscrição em: https://minhaesmec.tjce.jus.br/sign_in.  As vagas são limitadas.

Também foi debatido durante a reunião, a mudança para a Carteira de Trabalho Digital e Seguro-desemprego 100% Web. Maurício Filizola informou ainda que no dia 06 de março, acontece na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a partir das 9h, o evento de Mobilização pelo Emprego e Produtividade.

O programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade tem como objetivo disseminar iniciativas e programas para a remoção de obstáculos à produtividade e à competitividade. É uma iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), em parceria com os governos estaduais e o Sebrae.

Na sequência foram realizadas as reuniões dos conselhos do Sesc e Senac.