Reuniões de Diretoria e Conselhos marcam o encerramento das atividades de 2020

“Esse foi um ano diferente para todos nós, pelo que vivenciamos e pelos aprendizados. Para a nossa missão no Sistema é necessário a participação de todos, e é através dessa união que vamos realizando. Os desafios vêm, mas temos a capacidade de superá-los”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola durante a última reunião de Diretoria de 2020. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 18, de forma híbrida e contou com a participação de lideranças do Comércio de Bens, Serviços e Turismo cearense.

Na pauta do encontro estavam: um pequeno resumo das atividades do ano, a campanha da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os cincos anos de fundação do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (CETUR). Maurício Filizola destacou que em um ano de tantos desafios para do comércio, a Federação cumpriu seu papel sempre com diálogo e em defesa dos setores.

“Mesmo com todos os desafios, a Fecomércio fez sua interlocução fazendo acontecer o retorno das atividades no momento devido”, pontuou.
Filizola informou que o diálogo permanece. Sobre o último decreto do Governo do Estado, que atinge o segmento de Eventos e Turismo, ele informou que conversou com o governador do Estado, Camilo Santana, e ficou acertado, para a primeira semana de janeiro, uma reunião para debater medidas que venham diminuir os impactos negativos a um setor que contribui muito para a economia do Ceará e geração de empregos.

Cinco anos do Cetur
A presidente do Cetur, Circe Jane Teles, apresentou um relatório das atividades desenvolvidas pelo Conselho ao longo do ano. Ela destacou ações e alianças estratégicas com instituições do Turismo no Ceará, como a Criação de um Comitê Estratégico de Turismo e Eventos para combate aos efeitos da pandemia no setor.
Outra iniciativa apontada foi a realização de duas pesquisas: Eventos Adiados e Cancelados e Impactos do Coronavírus no Consumo Setor de Eventos. “Agradeço muito a oportunidade e o empenho de trabalharmos juntos no Conselho neste ano. Em 2021 vamos realizar ainda mais”, pontuou.

LGPD
Maurício Filizola parabenizou a atuação do Cetur ao longo dos cinco anos pelo trabalho realizado e as conquistas garantidas. Em seguida, ele chamou a atenção para a necessidade de todos ficarem atentos à adaptação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O presidente informou sobre a campanha educativa que está sendo realizada pela Fecomércio. Através de um hotsite, a Federação está divulgando matérias, vídeos, e-books e podcasts explicando os principais pontos da Lei. Filizola aproveitou e pediu o apoio dos presidentes de sindicatos para que repassem essas informações para suas bases empresariais. “Todas as empresas precisam estar atentas para evitar multas”, advertiu.
Na sequência aconteceram as reuniões dos conselhos do Sesc e Senac.