Senac Ceará oferta qualificação para profissões que mais crescem no mercado

Estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta, entre as profissões que mais avançaram de 2007 a 2017, as atividades voltadas para a saúde – como cuidador de idosos, técnico em saúde bucal e em enfermagem. Também ganham destaque as atividades relacionadas a serviços de informação e comunicação, como instaladores e técnicos de redes de comunicação. A CNC registra ainda outra característica marcante nesse período: maiores oportunidades de empreendedorismo. Pois, o número de empregadores no País passou de 3,43 milhões para 4,40 milhões de pessoas (alta de 27%).

“O crescimento do número de empregadores, no entanto, teve como impulso não a oportunidade, mas a necessidade de empreender após o aumento da taxa de desemprego atingir níveis recordes no primeiro trimestre de 2016”, destaca o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes.

Atento a essas tendências e demandas do mercado de trabalho, o Senac Ceará lança a programação de cursos de 2019, contemplando os mais diversos segmentos que atendem o setor do comércio de bens, serviços e turismo. Entre eles: Saúde, Informática, Gastronomia, Beleza, Gestão e Negócios. As inscrições podem ser feitas pelo site https://cursos.ce.senac.br/.

Saúde

O curso de Cuidador de Idoso está com matrículas abertas no Senac Centro. A carga horária é de 160h e as aulas começam em fevereiro. Esse qualifica o participante para prestar cuidados à pessoa idosa, no que diz respeito à higiene corporal, além de auxiliar nas refeições, no desenvolvimento das atividades físicas, psicológicas e recreativas, de acordo com a orientação dos profissionais de nível superior da área de saúde. No Senac Centro também estão sendo ofertados os cursos Técnicos em Óptica e Podologia, a qualificação para Massagista, além de aperfeiçoamentos.

Novas turmas do curso Técnico em Enfermagem começam até fevereiro no Senac Iguatu e Senac Juazeiro Unidade São Miguel. Ainda esse ano, o Senac vai abrir novas turmas dos cursos Técnicos em Saúde Bucal. Vale destacar que, em todo o país, 80% dos alunos da instituição saem empregados dos cursos técnicos.

Informação e Comunicação

O Senac Crato está com inscrições abertas para o curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores. Com 200h, o curso tem como objetivo preparar o participante para montar, instalar, configurar e reparar redes de computadores e seus sistemas operacionais, equipamentos e aplicativos de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade.

Para quem deseja se qualificar na área, também há vagas para o curso Técnico em Informática (1.200h), que garante uma certificação técnica de nível médio, no Senac Juazeiro Unidade Franciscano. A Unidade também apresenta como novidade em 2019 o Técnico em programação de Jogos Digitais (1.000h).

Esse profissional realiza o planejamento do processo de produção do jogo digital e incorporação dos elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento, sendo responsável pela programação e integração desses elementos. Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, podendo ter contrato efetivo ou empreender como consultor ou prestador de serviço.

Gestão e Negócios

Para quem planeja empreender ou quer garantir sua vaga de trabalho diante do crescimento das pequenas empresas no Brasil, é fundamental ter conhecimento na área de Gestão e Negócios. O curso Técnico em Administração é ofertado pelo Senac nas cidades de Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá. Em Fortaleza, o Senac Centro oferta a qualificação para Vendedor, além de aperfeiçoamentos voltados para Gerência Comercial, Gestão de Relação com o Cliente e Gestão Estratégica em Vendas.

Gastronomia

Para quem busca se inserir ou voltar ao mercado de trabalho, a área da Gastronomia é promissora. Um indicativo de que a recessão não afetou o setor é que, entre as funções mais demandadas pelas empresas via Banco de Oportunidades do Senac Ceará em 2018, estão cozinheiro, garçom e atendente de lanchonete.

O curso de Cozinheiro está sendo ofertado no Senac Crato e Senac Juazeiro do Norte Unidade São Miguel. Já o de Confeiteiro, que atua em hotéis, pousadas, bufês, restaurantes e padarias, tem vagas nas unidades do Crato e do Centro, em Fortaleza. O Senac Crato também está inscrevendo para o de Padeiro. Todos esses cursos são de qualificação, ou seja, o aluno conclui apto para atuar no mercado de trabalho.

Para quem deseja se atualizar, as unidades da capital cearense (Centro e Aldeota), trazem as últimas tendências em aulas sobre Drip Cake, Naked Cake e Bolo de Corte; Cozinha Vegana; Macarrons, Verrines e Petits Gateaux; Brigadeiro Gourmet; dentre outros.

Beleza

O Banco de Oportunidades também registrou esse ano grande procura por profissionais da área da Beleza, como Manicure, Cabeleireiro e Barbeiro. Nas unidades do Senac no Cariri, é possível encontrar cursos de qualificação para atuar nessas três atividades.

Entre os cursos mais concorridos da instituição, o de Cabeleireiro também acontece em Sobral, Maranguape, Crato, Iguatu, Quixadá e Fortaleza (Centro).

Outra forte tendência, alavancada pelo crescimento do mercado da beleza masculina, a qualificação para Barbeiro está sendo ofertada em Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá, Aquiraz e Fortaleza (Centro).

Informações e inscrições pelo site: http://cursos.ce.senac.br/.

Senac Centro: Avenida Tristão Gonçalves, 1245, Centro, Fortaleza. (85) 3270.5400

Senac Aldeota: Rua Tibúrcio Cavalcante, 1750, Aldeota, Fortaleza. (85) 3433.3884

Senac Crato: Praça da Sé, 596, Centro, Crato. (88) 3586.8750

Senac Juazeiro: Rua São Luís, s/n, São Miguel, Juazeiro do Norte