Sistema Fecomercio Sesc Senac IPDC

Senac Ceará oferta qualificação para profissões que mais crescem no mercado

Senac Ceará oferta qualificação para profissões que mais crescem no mercado

Estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta, entre as profissões que mais avançaram de 2007 a 2017, as atividades voltadas para a saúde – como cuidador de idosos, técnico em saúde bucal e em enfermagem. Também ganham destaque as atividades relacionadas a serviços de informação e comunicação, como instaladores e técnicos de redes de comunicação. A CNC registra ainda outra característica marcante nesse período: maiores oportunidades de empreendedorismo. Pois, o número de empregadores no País passou de 3,43 milhões para 4,40 milhões de pessoas (alta de 27%).

“O crescimento do número de empregadores, no entanto, teve como impulso não a oportunidade, mas a necessidade de empreender após o aumento da taxa de desemprego atingir níveis recordes no primeiro trimestre de 2016”, destaca o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes.

Atento a essas tendências e demandas do mercado de trabalho, o Senac Ceará lança a programação de cursos de 2019, contemplando os mais diversos segmentos que atendem o setor do comércio de bens, serviços e turismo. Entre eles: Saúde, Informática, Gastronomia, Beleza, Gestão e Negócios. As inscrições podem ser feitas pelo site https://cursos.ce.senac.br/.

Saúde

O curso de Cuidador de Idoso está com matrículas abertas no Senac Centro. A carga horária é de 160h e as aulas começam em fevereiro. Esse qualifica o participante para prestar cuidados à pessoa idosa, no que diz respeito à higiene corporal, além de auxiliar nas refeições, no desenvolvimento das atividades físicas, psicológicas e recreativas, de acordo com a orientação dos profissionais de nível superior da área de saúde. No Senac Centro também estão sendo ofertados os cursos Técnicos em Óptica e Podologia, a qualificação para Massagista, além de aperfeiçoamentos.

Novas turmas do curso Técnico em Enfermagem começam até fevereiro no Senac Iguatu e Senac Juazeiro Unidade São Miguel. Ainda esse ano, o Senac vai abrir novas turmas dos cursos Técnicos em Saúde Bucal. Vale destacar que, em todo o país, 80% dos alunos da instituição saem empregados dos cursos técnicos.

Informação e Comunicação

O Senac Crato está com inscrições abertas para o curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores. Com 200h, o curso tem como objetivo preparar o participante para montar, instalar, configurar e reparar redes de computadores e seus sistemas operacionais, equipamentos e aplicativos de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade.

Para quem deseja se qualificar na área, também há vagas para o curso Técnico em Informática (1.200h), que garante uma certificação técnica de nível médio, no Senac Juazeiro Unidade Franciscano. A Unidade também apresenta como novidade em 2019 o Técnico em programação de Jogos Digitais (1.000h).

Esse profissional realiza o planejamento do processo de produção do jogo digital e incorporação dos elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento, sendo responsável pela programação e integração desses elementos. Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, podendo ter contrato efetivo ou empreender como consultor ou prestador de serviço.

Gestão e Negócios

Para quem planeja empreender ou quer garantir sua vaga de trabalho diante do crescimento das pequenas empresas no Brasil, é fundamental ter conhecimento na área de Gestão e Negócios. O curso Técnico em Administração é ofertado pelo Senac nas cidades de Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá. Em Fortaleza, o Senac Centro oferta a qualificação para Vendedor, além de aperfeiçoamentos voltados para Gerência Comercial, Gestão de Relação com o Cliente e Gestão Estratégica em Vendas.

Gastronomia

Para quem busca se inserir ou voltar ao mercado de trabalho, a área da Gastronomia é promissora. Um indicativo de que a recessão não afetou o setor é que, entre as funções mais demandadas pelas empresas via Banco de Oportunidades do Senac Ceará em 2018, estão cozinheiro, garçom e atendente de lanchonete.

O curso de Cozinheiro está sendo ofertado no Senac Crato e Senac Juazeiro do Norte Unidade São Miguel. Já o de Confeiteiro, que atua em hotéis, pousadas, bufês, restaurantes e padarias, tem vagas nas unidades do Crato e do Centro, em Fortaleza. O Senac Crato também está inscrevendo para o de Padeiro. Todos esses cursos são de qualificação, ou seja, o aluno conclui apto para atuar no mercado de trabalho.

Para quem deseja se atualizar, as unidades da capital cearense (Centro e Aldeota), trazem as últimas tendências em aulas sobre Drip Cake, Naked Cake e Bolo de Corte; Cozinha Vegana; Macarrons, Verrines e Petits Gateaux; Brigadeiro Gourmet; dentre outros.

Beleza

O Banco de Oportunidades também registrou esse ano grande procura por profissionais da área da Beleza, como Manicure, Cabeleireiro e Barbeiro. Nas unidades do Senac no Cariri, é possível encontrar cursos de qualificação para atuar nessas três atividades.

Entre os cursos mais concorridos da instituição, o de Cabeleireiro também acontece em Sobral, Maranguape, Crato, Iguatu, Quixadá e Fortaleza (Centro).

Outra forte tendência, alavancada pelo crescimento do mercado da beleza masculina, a qualificação para Barbeiro está sendo ofertada em Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá, Aquiraz e Fortaleza (Centro).

Serviço

Informações e inscrições pelo site: http://cursos.ce.senac.br/.

Senac Centro: Avenida Tristão Gonçalves, 1245, Centro, Fortaleza. (85) 3270.5400

Senac Aldeota: Rua Tibúrcio Cavalcante, 1750, Aldeota, Fortaleza. (85) 3433.3884

Senac Crato: Praça da Sé, 596, Centro, Crato. (88) 3586.8750

Senac Juazeiro: Rua São Luís, s/n, São Miguel, Juazeiro do Norte

Rua Vicente Patu, 782 – Franciscano, Juazeiro do Norte, (88) 3566.8950

Senac Iguatu: Rua 13 de Maio, 1134, Centro, Iguatu – (88) 3582-7750

Senac Quixadá: Rua Presidente Kennedy, s/n, Alto São Francisco – (88) 3582.7793

Senac Maranguape: Rua Coronel Manoel Paula, 175, Centro, Maranguape – (85) 3270.5424

Senac Sobral: Rua Dr. João do Monte, 980, Centro, Sobral – (88) 3677.8700
Senac Cedro: Rua Adauto Castelo, 222, Centro, Cedro – (88) 3582.7798

Senac Aquiraz: Rua Pedro Brasil, 210, Centro, Aquiraz – (88) 3270.5850

Senac Itapipoca: Rua Pergentina Araújo, s/n , Centro, Itapipoca – (88) 3677.8747

Senac Rede EAD (Educação a distância): www.ead.senac.br – (85) 3270.5466/67

Voltar