Senac forma primeira turma do curso de Montador de Estandes

Fruto de parceria com a Fecomércio CE e o Sindieventos CE, a iniciativa é pioneira e entrega ao mercado 13 novos profissionais capacitados

No dia 13/6 (quinta-feira), o Senac e o Sindieventos CE realizam a formatura da primeira turma do curso de qualificação para Montadores de Estandes. Iniciada em janeiro deste ano no município do Eusébio, a ação teve carga horária de 160h/a e entrega 13 novos profissionais ao mercado, plenamente qualificados para atuar na montagem desse tipo de estrutura em feiras, exposições e outros eventos.

A cerimônia acontece no auditório do Senac Eusébio. Inédito no mercado cearense, o curso foi totalmente gratuito, em sintonia com o objetivo do Senac CE e do Sindieventos de promover a inclusão social por meio da oferta de educação profissional. Para tanto, outra medida – viabilizada em cooperação técnica com o Sindicato ­-, foi garantir a contratação de pelo menos 50% dos alunos formados, em até 60 dias após a certificação.

Assim, além de realizar a certificação dos concludentes, a cerimônia tem por objetivo apresentar esses novos profissionais a potenciais contratantes. A demanda por mão de obra qualificada nessa função específica foi identificada por meio de um comitê consultivo do Setor de Eventos do Senac CE e do Sindieventos, a partir de necessidades apontadas por empresários.

Ao apostar na profissionalização do mercado de eventos, o curso de Montador de Estandes soma-se a outras ações de formação do Senac CE no sentido de contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado. Segundo a Pesquisa de Impacto Econômico do Turismo de Eventos Realizados em Fortaleza 2018, divulgada em abril deste ano pela Fecomércio CE, a Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Visite Ceará/FC&VB, 47,13 mil novos empregos formais e informais foram criados no ano passado pelo turismo de eventos no Ceará.

“O curso foi uma demanda da cadeia produtiva do Sindieventos, havia uma carência desse tipo de mão de obra para empresas do setor. Solicitamos o curso ao Senac, em caráter pioneiro e agora estamos formando a primeira turma. Em parceria com empresas associadas ao Sindicato, acreditamos que vamos absorver todos esses novos profissionais”, comemora Circe Jane Teles da Ponte, presidente do Sindieventos.  “Estamos muito satisfeitos com o resultado, e queremos aproveitar essa mão de obra nos próximos meses, de alta estação, em trabalhos no Centro de Eventos do Ceará, onde alguns dos alunos estagiaram durante o curso”, completa Circe Jane. Ela também adianta que o Sindieventos pretende solicitar uma nova edição do curso para o início de 2020, dessa vez com conteúdo mais avançado, voltado à montagem de estandes mais complexos.

Formatura do curso de Montadores de Estandes

Dia 13/06, das 19h às 21h

Loca: Senac Aquiraz (R. Pedro Basil, 210, Lot. Rota do Mar, Aquiraz-CE)