Senac realiza atendimentos gratuitos na II Feira do Trabalho e Cidadania

Público poderá realizar aferição de pressão e teste de glicemiamassagem, serviços de podologia e saúde bucal

Nesta quarta-feira, 1º de maio, a Superintendência Regional do Trabalho (SRT/CE promoverá a II Feira do Trabalho e Cidadania no shopping Riomar Kennedy, em parceria com diversas instituições. Como maior escola de educação profissional do país, o Senac, instituição integrante do Sistema Fecomércio, realizará atendimentos gratuitos na área de saúde e estética. Durante a feira, a população também terá acesso a serviços como emissão de documentos, verificação de oportunidades de emprego, vacinação, dentre outros, das 10h às 15h, na Praça de Eventos do Piso L2. Alunos, sob a supervisão de seus instrutores, vão realizar aferição de pressão e teste de glicemia, massagem, além de serviços de podologia e saúde bucal. De acordo com diretora de Educação Profissional do Senac, Geórgia Philomeno Gomes, a prática é fundamental para a formação de profissionais para atuarem no setor do comércio de bens, serviços e turismo. Portanto, “além de contribuir para disseminar informações e hábitos para uma vida mais saudável junto à sociedade, essa é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os nossos alunos”, afirma.

Para o titular da SRT/CE, Fábio Zech, a expectativa é que cerca de 10 mil trabalhadores compareçam à ação: “Nosso objetivo é que através dessa forte parceria, possamos valorizar o trabalhador cearense, proporcionando-lhes um dia especial de serviços e entretenimento”, reforça. As ações contam com a parceria das instituições: RioMar Kennedy, OAB/CE, Sesc/Senac, Sesi/Senai, Governo do Estado do Ceará, Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), Fórum de Aprendizagem, Sine-IDT, INSS, Prefeitura Municipal de Fortaleza, ETUFOR e DETRAN.

Dia de Serviços

Por todo a dia, trabalhadores e seus familiares terão acesso a serviços de emissão de carteira de trabalho, orientação previdenciária, cadastramento para vagas de emprego, atendimento de análise curricular, cadastramento para estagiários e aprendizes, recebimento de currículos, emissão de carteira de estudante e gratuidade para idosos, massagem e avaliação física.  Além disso, haverá emissão de CPF e RG, emissão de carteira de trabalho, inscrição no cadastro único de bolsa família, vacinas, atendimento odontológico, entre outros serviços.  Advogados da OAB/CE atenderão os cidadãos para esclarecimento de dúvidas trabalhistas e a 10ª região Militar estará atendendo jovens para alistamento militar.

A ETUFOR estará presente no evento com emissão da Carteira de estudante, bilhete único, bilhetinho infantil e cartão do idoso. No palco, o Senai apresentará palestras sobre empreendedorismo, evolução profissional e educação financeira, enquanto o DETRAN apresentará dinâmicas de educação para o trânsito.

Serviço:
II Feira do Trabalho e Cidadania no RioMar Kennedy
Data: 1º de maio (quarta-feira)
Horário: 10h às 15h
Local: Praça de Eventos, Piso L2, RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio, 3100)

Acesso gratuito

Serviços e documentos:

Superintendência Regional do Trabalho (SRT/CE)

 Emissão de Carteiras de Trabalho (CTPS) – 1ª e 2ª via

Documentação (Todos os documentos devem ser originais):

1º via (recebe com 40 minutos)

RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e Comprovante de Endereço com CEP

2º via:

Todos os documentos da 1ª via + Boletim de Ocorrência (B.O) ou CTPS anterior cheia e número de Carteira de Trabalho antiga

PREFEITURA- SDHDS

– Atualização cadastral do Cadastro Único

– Novas inscrições para o Cadastro Único

– Consulta situação do benefício do Programa Bolsa Família

– Emissão de declaração para gratuidade da 2ª via do RG e

– Orientações sobre Programas Usuários do Cadastro Único

INSS

– Orientações Previdenciárias

– Formalização do MEI

– Simulação meu INSS

 Sine – IDT

-Cadastro de trabalhadores para emprego;

– Verificação de oportunidades de emprego;

-Pré-inscrições para as oficinas de orientação do mercado de trabalho; recepção de currículos;

– Documentação: Carteira de Trabalho, PIS, Identidade, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado

 SPS

– Emissão de RG – 1ª e 2ª via (entrega 30 dias úteis)

– CPF- 1ª via

– Folha corrida Criminal

RG 1ª via – Documentação:

Solteiros: Certidão de nascimento original, cópia da certidão de nascimento, 02 fotos 3×4 recentes (máx. 03 meses) com fundo branco (Obs: não pode ser foto escaneada)

Atenção: Menores de 16 anos devem comparecer acompanhados com um responsável legal maior de idade, portando documento oficial original e cópia: pai, mãe, tio, tia, avô, avó, irmão, irmã ou responsável com declaração do conselho tutelar.           

Casados: Certidão de casamento original/ averbação de divórcio, cópia da certidão de casamento, 02 fotos 3×4 recentes (máx. 03 meses) com fundo branco (Obs: não pode ser foto escaneada)

RG 2ª via – Documentação:

Pagar boleto em http://cidadao.sspds.ce.gov.br/DAE

 Solteiros: Certidão de nascimento original, cópia da certidão de nascimento, 02 fotos 3×4 recentes (máx. 03 meses) com fundo branco (Obs: não pode ser foto escaneada),

cópia de apenas um dos documentos:  RG antigo, CTPS, Reservista, certidão de nascimento dos filhos, certidão de nascimento ou casamento dos pais, B.O.
Cópia do boleto e do comprovante de pagamento da taxa.

Casados: Certidão de casamento original/ averbação de divórcio, cópia da certidão de casamento, 02 fotos 3×4 recentes (máx. 03 meses) com fundo branco (Obs: não pode ser foto escaneada), cópia de apenas um dos documentos:  RG antigo, CTPS, Reservista, certidão de nascimento dos filhos, certidão de nascimento ou casamento dos pais, B.O. Cópia do boleto e do comprovante de pagamento da taxa.

CPF

Certidão de Nascimento ou RG original e cópia, cópia do comprovante de endereço,

Obs: maiores de 18 anos têm que apresentar o título de eleitor original e cópia, atestado de antecedentes criminais, documento oficial que conste o número do RG.

FÓRUM DE APRENDIZAGEM

Recebimento de Currículos para Jovem Aprendiz e estágio

ETUFOR

Carteira de estudante, bilhete único, bilhetinho infantil e cartão do idoso

OAB
Informações sobre Direitos Trabalhistas

SENAC

Aferição de pressão e teste de glicemia

Massagem

Podologia e Saúde Bucal

SESI

Avaliação Física

SMS

Vacinas (Hepatite B, Anti-tetânica e tríplice viral)

Testes rápidos ( Hepatite B e C)

IJCPM

Análise curricular

Inscrição para cursos

10ª Região Militar

Alistamento e regularização de situação militar de cidadão

Documentação:

2 fotos recentes no formato 3×4;

Comprovante de residência;

Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade (RG) original;

Registro de Emancipação (para os jovens indígenas);

Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (se for aplicável).

PROGRAMAÇÃO PALCO

DETRAN – 11h às 11h40

Apresentação do aplicativo de jogo Maio Amarelo Kids

Vídeos de conscientização no Trânsito

SENAI – 11h40 às 12h20

Palestra Desafios do profissional 4.0

Palestrante Camila Forte

Banda da 1Oa região Militar- 14h30 às 15h30

MPB, Rock Nacional, Pop, etc..

 

Sobre o Sistema Fecomércio 

O Sistema Fecomércio é formado pela Fecomércio, pelo Sesc, pelo Senac, e pelo IPDC, instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio. Por meio da Fecomércio, auxilia no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo; pelo IPDC leva informação e dados por meio da realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo; via Senac, atua na qualificação profissional, e por meio do Sesc, realiza milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.

Voltar