Sesc Iparana sedia Conferência Estadual de Cultura do Ceará

O Sesc Iparana Hotel Ecológico recebe, de 30 de novembro a 02 de dezembro, a 4ª Conferência Estadual de Cultura do Ceará (CEC), realizada pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O superintendente do Sistema Fecomércio e diretor regional do Sesc, Henrique Javi, representou o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão, na abertura do evento, que contou com a presença de várias autoridades.

“O Sesc tem uma honra especial de receber a 4ª Conferência Estadual de Cultura dentro desses muros tão sagrados que já viram tanta cultura acontecer”, destacou Javi no início da sua fala. Ele lembrou que no mesmo espaço onde está acontecendo o evento, também é palco para as pinturas das velas realizadas por artistas cearenses que compõem a exposição flutuante Aquavelas no Encontro Sesc Povos do Mar, um dos principais projetos do Sesc que ressaltam a cultura local.

“Trago um abraço especial do presidente Luiz Gastão que infelizmente não pôde estar aqui, e que é um dos maiores entusiastas que eu conheço nesse modelo de fazer cultura, por meio das pessoas, por todo o Ceará. Muito obrigada pela primazia de estar recebendo, no Sesc, essa Conferência”, finalizou.

A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, agradeceu ao presidente Luiz Gastão e ao superintendente Javi pela parceria com o Sesc, contratado para sediar e organizar o evento o que, segundo ela, foi fundamental para a realização da 4ª Conferência. Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), representando a ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou o trabalho do Sesc como um grande impulsionador de projetos sociais e culturais. “O Sesc Ceará é uma referência importante no Brasil”, pontuou.

Sobre a Conferência

Fruto do diálogo entre poder público e sociedade civil, o encontro é um marco ao fortalecimento das políticas culturais. O tema é “Democracia e o exercício dos direitos culturais no Estado do Ceará”. Mais de 600 representantes municipais e setoriais, eleitos com a validação da Secult Ceará, por meio da Coordenadoria de Articulação Regional e Participação (Copar), garantem presença nesta edição.

A partir da realização da 4ª CEC, serão constituídos 60 delegados ou delegadas que representarão o Ceará na 4ª Conferência Nacional de Cultura. Defendendo a temática “Democracia e Direito à Cultura”, o encontro será realizado de 04 a 08 de março de 2024, em Brasília.

 

Voltar