Sesc leva Mostra de Culturas ao Sertão Central do Ceará

A cultura sempre figurou entre os principais pilares da atuação do Serviço Social do Comércio (Sesc) a partir de ações de fomento e de promoção de acesso às artes. Enfatizando essa proposta, o Sesc Ceará realiza a Mostra Sesc de Culturas, programa de intercâmbio, estímulo e difusão cultural que reúne artistas, pesquisadores e público de vários estados em torno de apresentações, ações de formação e outras atividades.

A iniciativa conta com a experiência adquirida ao longo de 20 edições da Mostra Sesc Cariri de Culturas, consolidada como um dos maiores encontros culturais do País. A cada ano, a riqueza artística e histórica da região dialoga com outros saberes, ofícios e personagens, pulsando ainda mais vibrante.

Agora, expandindo sua atuação, a Mostra Sesc de Culturas promoveu esse encontro em outro território: de 25 a 28 de julho de 2019, a Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central aconteceu nas cidades de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Ibaretama. Os municípios foram palco de diversas manifestações, com vários atores da cadeia produtiva cultural, imersos em um intenso processo de troca. Na abertura, um público de cerca de 20 mil pessoas cantou a uma só voz a música Dias Melhores, da banda mineira Jota Quest, que abriu oficialmente a primeira edição.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, este foi um momento histórico tanto para a região como para o Sesc Ceará, que amplia a Mostra Sesc. “Essa Mostra tem uma origem e trajetória de sucesso baseadas na experiência do Cariri, que hoje contempla 26 municípios da região. Agora estamos expandindo e o Sertão Central entra definitivamente no circuito cultural da Mostra Sesc. Fizemos mapeamento e temos o propósito de incentivar os artistas da região e incrementar o comércio”, relata.

O sertão respirou arte e pulsou ainda mais vibrante. No total, foram mais de 40 mil espectadores em 65 ações gratuitas, envolvendo 305 artistas, mestres, escritores, brincantes e agentes culturais. O evento ativou 19 espaços públicos e equipamentos culturais com apresentações de música, artes cênicas, literatura, tradição, audiovisual, artes visuais e ações formativas.

Voltar