Sindicatos do comércio se reúnem com BNB para iniciar ações do convênio

Na última segunda-feira (27), empresários do comércio de bens, serviços e turismo e diretores de sindicatos do setor estiveram reunidos com representantes do Banco do Nordeste do Brasil para dar prosseguimento à parceria firmada através de um termo de cooperação entre o BNB e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O encontro aconteceu na sede da Fecomércio-CE e também contou com a presença do presidente da federação, Maurício Filizola, conselheiros da entidade, o Superintendente de Varejo e Agronegócios do BNB, Luiz Sérgio Machado, o Superintendente Estadual do banco no Ceará, Rodrigo Bourbon, e o Gerente de Ambiente de Negócios de Micro e Pequenas Empresas, Marcelo Teixeira.
A reunião marca as primeiras ações advindas do convênio que foi assinado durante a 35ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado de 15 a 17 de maio em Fortaleza.

O termo tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito pelas empresas do setor nos lugares em que o banco atua (região Nordeste e estados de Minas Gerais e Espírito Santo). Além disso, a parceria prevê ações que potencializem o resultado dos empréstimos concedidos, incluindo capacitação dos empresários, realização de pesquisas que auxiliem na tomada de decisões dessas empresas e ações para desburocratizar o crédito.Durante o encontro, foram apresentadas as soluções e produtos do banco para as empresas do setor, assim como propostas de ações que podem ser tomadas através da parceria para melhorar o relacionamento entre a instituição e as empresas. Ficou decidido que cada estado terá uma comissão formada por representantes das empresas e do banco para avaliar os resultados obtidos com o acordo e propor novas ações na perspectiva de melhorar tanto o atendimento do banco para as empresas quanto os investimentos realizados por elas.

Maurício Filizola destacou que o acordo é uma forma de “trazer oportunidades de crescimento para as empresas e o País como um todo, com as empresas pequenas médias e grandes, cada uma fazendo o seu papel”. O presidente da Fecomércio também colocou a instituição à disposição para intermediar as relações entre o banco e as empresas, a fim de facilitar os processos. Rodrigo Bourbon ressaltou a importância do momento dentro do projeto de cooperação entre o setor e a instituição financeira: “hoje é o início de uma caminhada que queremos construir junto a vocês do comércio”. Luiz Sérgio Machado esclareceu que serão realizadas reuniões como essa em todos os estados incluídos no acordo, a fim de ouvir as considerações do empresariado acerca de como tornar mais frutífera a relação com o setor.

Saiba mais no vídeo: