Sistema Fecomércio comemora 70 anos em solenidade com nova diretoria e sob a presidência de Maurício Filizola

O evento homenageou o prefeito Roberto Cláudio, o Mestre da Cultura Espedito Seleiro e o Superintendente Regional do Trabalho, Fábio Zech

A solenidade de entrega da maior honraria do comércio cearense, a Medalha Clóvis Arrais Maia, foi marcada pela posse da nova diretoria do Sistema Fecomércio Ceará, eleita para o mandato 2018-2022. Luiz Gastão Bittencourt, presidente eleito, passou a presidência do Sistema ao vice-presidente, Maurício Filizola, que a partir da noite de segunda-feira, 21, assumiu a gestão da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC.  O evento, que também comemorou os 70 anos do Sistema, agraciou com a Medalha o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de homenagear com comendas o Mestre Espedito Seleiro e o Superintendente Regional do Trabalho, Fábio Zech.

“Hoje, efetivamente, estou me licenciando até o dia 31 de dezembro de 2019. Maurício Filizola assume a presidência e dá sequência aos projetos em andamento. É um misto de tristeza e felicidade; tristeza por estar me afastando, mas felicidade por entregar a gestão a Maurício Filizola”, comentou Luiz Gastão, que aproveitou o momento para agradecer aos diretores, conselheiros e colaboradores que, “diariamente ajudam a construir o Sistema Fecomércio”.

Segundo Gastão, desde o primeiro momento em que assumiu a presidência do Sistema, seu sonho era ver Fecomércio, Sesc e Senac unidos, uma integração de ações que pudessem transpor os muros das instituições e ser prestadas em todos os lugares, servindo de instrumento para a promoção social e a educação profissional. Ele conseguiu. Exemplo disso, é que desde maio de 2017, foi inaugurada a nova sede do Sistema, com a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC trabalhando de forma integrada.

Gastão aproveitou para destacar e parabenizar os homenageados da noite. Falou sobre o significado e a importância de cada um na busca pelo desenvolvimento do comércio no Estado, atuando de forma direta e indireta no fortalecimento das empresas, no desenvolvimento do segmento e na melhoria da qualidade de vida dos cearenses.

Maurício Filizola agradeceu a confiança depositada nele para a missão de presidir o Sistema, lembrando de sua trajetória na Fecomércio. Segundo ele, suceder Luiz Gastão Bittencourt não é tarefa simples, mas garante que estará sempre atento e aberto aos novos compromissos, novas experiências e novos conceitos, sempre tendo como principal diretriz a defesa do comércio de bens, serviços e turismo, dos empresários, dos trabalhadores do comércio e da sociedade.

“Amigo Gastão, sou muito grato a você e a todos os protagonistas dessa jornada. Sempre acreditei e acredito na força dos bons propósitos e na permanência dos bons exemplos”, ressaltou, deixando claro que está cheio de ânimo para esta missão e pronto para os desafios que já estão postos e os que ainda virão. 

Homenagens

Roberto Cláudio recebeu das mãos de Luiz Gastão e Maurício Filizola a Medalha Clóvis Arrais Maia. O prefeito disse ter ficado feliz pelo reconhecimento, e por ser agraciado ao lado de Mestre Espedito e Fábio Zech. Ele também parabenizou o Sistema Fecomércio pelo compromisso social e pela “enorme sensibilidade” para com a cultura cearense.

Roberto Cláudio afirmou ainda que não há cidade próspera sem a proximidade e a convergência entre os setores privado e público, acreditando que essa união permite o crescimento igual e justo da sociedade. “Essa homenagem toca nesse significado. Uma cidade não está equilibrada apenas pelo setor público sem a iniciativa privada”, declarou, lembrando que sua gestão vem contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do comércio, citando como uma das iniciativas a aprovação da lei que estabeleceu o horário de funcionamento do comércio varejista e atacadista no município.

A comenda João Luiz Ramalho de Oliveira por Excelência na Prestação de Serviços, dentro da atuação do Sesc, entregue para o Mestre Espedito Seleiro, encantou a todos os presentes. O artista e artesão cearense agradeceu a honraria emocionado.  “É uma satisfação muito grande, eu me sinto com muita sorte e quero falar como mestre da cultura. Estou aqui hoje representando os mestres da Cultura do Ceará inteiro, também em nome deles, muito obrigada."

 

 

Voltar