Sistema Fecomércio debate impactos e prevenção contra a violência

O Sistema Fecomércio Ceará convidou o professor e doutor Leandro Piquet, do Centro de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP), para falar sobre o impacto da violência na sociedade e quais ações podem ser realizadas para prevenir essa que é uma realidade da maioria das cidades brasileiras. O encontro, realizado na unidade Senac Reference, nesta terça-feira, 03, foi voltado para gestores do Sistema Fecomércio e contou com a participação do presidente Luiz Gastão Bittencourt.

O objetivo do encontro foi conhecer as ações realizadas pelo Sistema Fecomércio que podem contribuir com a redução da vulnerabilidade social, raiz da violência. “Estamos começando uma conversa muito importante com o Sistema Fecomércio, no sentido de pensar como ações dessas instituições podem impactar na prevenção da violência e como a violência impacta nas ações desenvolvidas pelo Sistema nas áreas de saúde, educação e treinamento profissional, por exemplo”, destacou Leandro Piquet.

Segundo Leandro Piquet, é necessário fazer uma avaliação sobre quanto iniciativas realizadas por instituições como Sesc e Senac contribuem para a sociedade, principalmente, na prevenção e redução da violência, fator que, conforme o professor, tem um impacto direto na produtividade, desenvolvimento e crescimento econômico das cidades.

Para Luiz Gastão, a discussão levantada por Leandro Piquet ajuda a identificar os fatores que podem causar a violência na vida das pessoas e de que forma o Sistema Fecomércio pode contribuir para minorar esses problemas. “Estamos debatendo várias formas, mecanismos e ações de prevenção à violência para que sejam implantadas pelo Sistema, dando, assim, nossa contribuição”, pontuou.

Voltar