Sistema Fecomércio debate o futuro do comércio no Ceará Global

O evento, voltado para a internacionalização da economia do Estado, acontece de forma online, nos dias 25 a 27 de agosto

O Sistema Fecomércio participa, entre os dias 25 e 27 de agosto, da quarta edição do Ceará Global, principal evento voltado para a internacionalização da economia do Estado. O tema deste ano é O Futuro em 360º, e acontece totalmente online, por meio de plataformas de streaming. Além dos painéis de debates, o Sistema Fecomércio contará com um stand virtual, hospedado no site do evento, com os principais produtos e serviços da Fecomércio, Sesc e Senac. As inscrições para o Ceará Global são gratuitas.

Representantes da Fecomércio estarão presentes em quatro painéis que vão debater moda, indústria do Turismo, Serviços de Internacionalização e vendas online. Além dos painéis, a Fecomércio promove o Encontro do Fórum de Câmaras Estrangeiras do Ceará e Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE).

Marcos Pompeu, secretário Executivo das Câmaras dos Conselhos Empresariais do Sistema Fecomércio, é um dos organizadores do Encontro do Fórum de Câmaras Estrangeiras e explica que esse Fórum foi criado em agosto do ano passado, no último Ceará Global. “Um ano depois da sua criação, essa será a primeira reunião para deliberar sobre operacionalização, apresentação de propostas de funcionamento do Fórum e para a eleição de uma coordenação”, pontuou.

Diálogo

Segundo Marcos Pompeu, esse é um momento importante para as Câmaras de Comércio Estrangeiras, pois o Forúm permite que elas se unam para debater assuntos relevantes, como a atração de investimentos. “Temos de 10 a 12 Câmaras no Ceará que não se encontravam, agora temos como unir todas num mesmo diálogo e potencializar o papel dessas Câmaras”, destacou.

Marcos Pompeu também mediará o painel Indústria Do Turismo: Uma Economia Conectada Com O Mundo, que acontece dia 26, a partir das 10h30, Ele irá debater números do Turismo, a retomada da atividade devido à pandemia do Novo Coronavírus, investimentos, além de outros assuntos ligados ao Turismo, principalmente no Estado.

Outro painel com a participação do Sistema Fecomércio é o Designed in Ceará: A Moda Que Ganhou o Mundo que acontece no dia 25, às 18h, e que conta com a Consultora de Moda do Senac Ceará, Beatriz Guedes. Dentre os assuntos debatidos: o que uma marca precisa ter para se destacar no e-commerce, informalidade, sustentabilidade na moda e vários outros.

“Um evento desse que une tantas pessoas, de tantos segmentos relevantes, formadores de opinião, além de organizações extremamente importantes para a formação econômica, para o desenvolvimento de novos negócios e para a educação, permite a discussão nesse contexto extremamente heterogêneo para que a gente consiga alcançar mudanças efetivas”, ponderou.

No dia 26, acontece o painel Serviços de Internacionalização, a partir das 11h30, e tem como mediador o Consultor de Relacionamento Institucional do Senac Luiz Antônio Rabelo. Também no mesmo dia, a partir das 18h, será a vez de debater as Vendas Online para o Exterior, com o gestor executivo do Sistema Fecomércio Ceará, Henrique Gonzaga.

Interatividade

O Ceará Global 2020 acontecerá em uma plataforma exclusiva, onde foi recriado um mapa interativo da região metropolitana de Fortaleza contendo os principais hubs de negócios internacionais, como o Porto do Mucuripe, o Complexo do Pecém, e os prédios das instituições participantes, que irão sediar os painéis virtuais. O prédio escolhido pela Fecomércio foi o Senac Reference, que possui uma proposta inovadora em educação profissional.

Além disso, a Fecomércio conta com um stand virtual que estará hospedado no site do evento e onde o visitante terá acesso às informações gerais sobre o Sistema Fecomércio e os principais produtos e serviços da Fecomércio, Sesc e Senac. Quem tiver interesse e quiser tirar dúvidas, pode falar direto no chat com os atendentes.

Ao longo dos três dias de evento online, serão quase 20 horas de programação para empreendedores que atuam em negócios e cooperação internacional. O Ceará Global é uma iniciativa articulada pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CS COMEX & IE), com a co-realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-Ce), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/Ce), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Câmara Brasil Portugal, Universidade de Fortaleza (Unifor), organização da Prática Eventos e Muvon.

SERVIÇO:

Ceará Global 2020: o futuro 360º