Sistema Fecomércio entrega para Sobral seu 16º Museu Orgânico no Café Jaibaras

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, entregou o 16º Museu Orgânico, localizado no Café Jaibaras em Sobral. Situado no Becco do Cotovelo e com mais de 70 anos de história, o espaço foi inaugurado neste sábado (16) e, na oportunidade, foram anunciados outros museus orgânicos para a Região Norte do Estado.

Para Luiz Gastão, a história do Café Jaibaras é marcada pela sensibilidade do casal proprietário do espaço, Expedito e Lurdinha Vasconcelos, em acolher as pessoas. Segundo ele, essa iniciativa de transformar o símbolo de Sobral em um museu vivo não apenas o posicionará no ranking do sistema nacional de museus do Brasil e do Sesc, mas também abre perspectivas para a obtenção de reconhecimento internacional para o projeto. “Nosso objetivo não é inaugurarmos um museu estático. Ele vai continuar contando essas histórias, relembrando o passado, contando a trajetória daqueles que já passaram por aqui. Mas, acima de tudo, ele vai estar vivendo o presente e olhando para o futuro", disse.

O novo museu será um espaço onde os visitantes poderão explorar a história do café como elemento agregador social e apreciar a contribuição da família Vasconcelos nesse contexto, bem como a importância do Becco do Cotovelo na identidade da cidade. Com uma coleção e acervo diversificados de artefatos, fotografias e histórias, o museu promete oferecer uma experiência imersiva na cultura local.

O proprietário do Café Jaibaras, Expedito Vasconcelos, falou da emoção em ter presenciado a reforma e transformação do espaço. “É um momento de emoção este que estou vivendo. Ter firmado essa parceria com o Sistema Fecomércio Ceará e o Sesc é de grande alegria, principalmente porque o Café Jaibaras e o Becco do Cotovelo são o coração de Sobral”, disse.

Voltar