Sistema Fecomércio fecha o ano com o lançamento do Livro dos 70 anos da Instituição

O Sistema Fecomércio Ceará se reuniu na manhã da ultima segunda-feira, 17, para um momento especial: o lançamento do livro “Fecomércio Ceará, 70 Anos, Novos Começos”, uma publicação da Editora Senac Ceará que registra as sete décadas de serviços prestados pelo pela Fecomércio, Sesc e Senac no Estado. O evento também foi marcado por uma homenagem a 37 empresários de diferentes segmentos, além da última reunião do ano, da Diretoria da Fecomércio e dos Conselhos Regionais do Sesc e Senac.

“Não fazemos nada sozinhos, mas sim com a participação de todos. Esse é um momento especial, é um momento de agradecimento”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, após a entrega dos exemplares do livro aos conselheiros mais antigos da Fecomércio, Belchior Conrado e Celso Nogueira, além de Érika Arrais, neta do empresário Clóvis Arrais Maia, fundador da Federação do Comércio no Ceará.

No livro, a cronologia histórica é apresentada com uma linha do tempo, que atravessa o período de 1948 a 2018, pontuando os principais acontecimentos, marcos de gestão e realização de grandes projetos. A obra também aponta o atual momento do Sistema Fecomércio, citando a realização de grandes projetos, como o encontro Povos do Mar, a Mostra Sesc Cariri de Culturas e os novos Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional, bem como as novas unidades do Senac RioMar, recém-inaugurada, e a Unidade Senac Aldeota, que entrará em funcionamento em 2019.

Reconhecimento
Outro ponto alto do evento foi a entrega da láurea de agradecimento aos empresários como forma de reconhecimento a todos que empreendem, acreditando no comércio como legado, cultura e negócio. Os 37 homenageados participaram, ao longo do ano, do programa “Momento Fecomércio”, exibido nos veículos de comunicação do Ceará e nas redes sociais, e que apresenta histórias de comerciantes que inspiram e motivam.
César Roma, empresário do ramo de distribuidoras, discursou em nome dos agraciados. Ele agradeceu o reconhecimento feito pela Federação do Ceará e disse ser gratificante fazer parte da “família Fecomércio”. “Muito obrigado por terem me acolhido há 37 anos no Ceará. Se tivesse que começar tudo de novo, começaria no comércio”, finalizou.

Balanço
As últimas reuniões do ano, fizeram um balanço das principais atividades realizadas durante 2018, e os projetos para 2019. Segundo Maurício Filizola, no primeiro trimestre do próximo ano, será feito um planejamento estratégico com foco na sustentabilidade dos sindicatos, com o objetivo de fortalecer a base sindical da Federação.

Segundo Maurício Filizola, assim como faz desde sua fundação, em 2019 a Fecomércio continuará lutando em prol dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Ceará, pois entende que o empreendedor, para crescer e se manter, é necessária muita luta. “Ouvimos a história de grandes empreendedores e elas se parecem, pois, nenhuma empresa nasce grande, é necessário um passo a passo”, ponderou.
Durante a reunião, foi apresentado um vídeo da retrospectiva do ano, com as principais atividades e projetos executados. De acordo com o presidente, 2018, ano em que o Sistema comemorou sete décadas, foi um período bastante proveitoso e de muito crescimento. “Mas também de grandes desafios, vencidos com bastante sobriedade e o trabalho conjunto de todos que formam o Sistema Fecomércio”, finalizou.