Sistema Fecomércio no DFB Festival 2019

Uma parceria que já dura 12 anos, marcada por palestras, desfiles, lançamentos e histórias de sucesso. Este ano, o Sistema Fecomércio participa da edição comemorativa de 20 anos do DFB Festival com ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) e do Serviço Social do Comércio (Sesc/CE). Considerado um dos maiores eventos de moda autoral da América Latina, a 20ª edição acontece entre os dias 15 e 18 de maio, na Praia de Iracema, e tem uma ampla programação que abrange moda, arte, cultura, beleza, gastronomia e economia criativa.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, essa parceria de 12 anos com o DFB Festival é de fundamental importância porque promove o debate e o desenvolvimento da moda, movimentando a economia do Ceará. “A cadeia produtiva desse segmento gera emprego e renda para diversos setores. O DFB, assim como Senac, também dá visibilidade para novos talentos, jovens que ganham oportunidade de transformar suas vidas, inspirando uns aos outros a seguir seus sonhos. Temos como exemplo o jovem estilista, David Lee, aluno Senac, que ganhou espaço no Festival e foi representar nosso Estado em Londres”, pontua.

Referência em educação profissional, com forte atuação nas áreas de Moda e Beleza, o Senac Ceará assina o make up e hair stylist dos desfiles do DFB Festival 2019, apresenta a coleção cápsula “Cariri Visceral” e promove o maior ciclo de palestras, mesas-redondas e oficinas do País sobre moda autoral, o DPM - Dragão Pensando Moda. Além disso, também apresenta o Ceará Gastronômico, um espaço com 14 restaurantes e culinária diversificada que irá proporcionar experiências para o público visitante, e participa com a Livraria Senac, levando as publicações das Editoras Senac nas áreas de Moda, Beleza, Gastronomia, Comunicação e Cultura, com valores especiais no evento.

A música fica por conta do Sesc Ceará, que tem como marca registrada o incentivo e o fortalecimento da produção cultural no Estado. Durante o DFB 2019, o Palco Sesc apresenta ao público uma line up com diversidade de ritmos e gêneros musicais, valorizando artistas locais e nacionais, como Lorena Nunes, Junú, Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci.

INSTALAÇÃO SUSPENSION, POR DAVID LEE
Da Somerset House para o Aterro da Praia de Iracema. Durante os quatro dias de evento, o Sistema Fecomércio apresenta ao púbico do festival a instalação “Suspension”, de David Lee com curadoria de Eduardo Motta. David Lee é formado em Desenho de Moda pelo Senac Ceará foi o único brasileiro a representar o país na última edição da International Fashion Showcase (IFS), em Londres. Bienalmente, a IFS ocorre em paralelo à Semana de Moda de Londres, ocupando uma ala da Somerset House com instalações de designers de moda selecionados como os melhores talentos emergentes no cenário internacional.
PALCO SESC
Espaço de destaque para a cena autoral e experimental, o Palco Sesc, de acordo com Chagas Sales, gerente de cultura do Sesc Ceará, contempla a riqueza da produção musical brasileira com artistas de múltiplas sonoridades. A noite de abertura, dia 15/05, conta com o som alternativo do Projeto Rivera, que mescla em suas canções Rock, MPB e Baião; e com o timbre marcante da cantora e compositora paulista, Tulipa Ruiz, com canções inéditas e releituras de seu repertório. No dia 16/05, o público aprecia o trabalho autoral da cantora cearense, Mel Mattos, e do brincante, compositor, cantor e instrumentista Geraldo Junior, Junú.

O talento cearense continua em evidência, no dia 17/05, com as apresentações das bandas Astronauta Marinho + maquinas, que destacam a música instrumental; e da Lorena Nunes, uma das cantoras de maior destaque na cena musical de Fortaleza da atualidade. Para encerrar o Festival, dia 18/05, o palco Sesc recebe o reggae do Cariri com a banda Nazirê, formada totalmente por vocais femininos; e o cantor e compositor paulista, Marcelo Jeneci, expoente de uma nova geração de músicos, que retorna à Fortaleza para um encontro marcante com o público.

DRAGÃO PENSANDO MODA
Para além das passarelas, o DPM (Dragão Pensando Moda) movimenta o DFB Festival com palestras e workshops para debater assuntos relevantes ligados aos Novos Rumos da Moda como perfil de profissionais, sustentabilidade, consumo e moda masculina. A abertura traz um dos ícones da moda brasileira: Dudu Bertholini (SP) que participa de um bate-papo, observando a moda por uma visão mais analítica. Profissional múltiplo, Bertholini é estilista, stylist, consultor e já atuou como figurinista, curador de exposições, publicou revistas e participou de programas, novelas e séries de TV.

LIVRARIA SENAC
Com 25 anos de carreira como beauty artist, fotógrafo e apresentador, Fernando Torquatto movimenta o espaço da Livraria Senac com desfile e sessão de autógrafos do seu livro Beleza Integrada por Fernando Torquatto, dia 16/5, às 19h30. Responsável por retratos e produções icônicas de artistas nacionais e internacionais, o embaixador educacional de beleza do Senac Rio de Janeiro traz o conceito de beleza de modo integrado, visando capacitar o profissional para um universo global, que pensa a imagem como um todo na concepção de seus trabalhos, maquiagem, cabelo, figurino e fotografia, transformando-o em criador.

O artista-tecelão cearense, Alexandre Heberte, abrilhanta o evento com a Performance Tramas Experimentais, que utiliza técnicas hibridas e de memórias na construção de tramas, tecituras têxteis e objetos artísticos em suportes alternativos como tela, chassis, arame, papelão ou arara. A intervenção artística envolve trabalho manual, pesquisa têxtil e habilidades do tear.

CARIRI VISCERAL
Idealizada por alunos dos Cursos de Costureiro, Modelista e Figurinista do Senac Crato, a coleção cápsula intitulada “Cariri Visceral” desfila na passarela do DFB Festival, dia 16/05, apresentando uma identidade que mistura referências, tradições, vanguardas e memórias individuais e coletivas do Cariri cearense. A coleção é um convite para conhecer e se encantar com uma das regiões mais inspiradoras do Brasil, que se torna visceral em seu sentido figurado, e personificado por uma imagem feminina. Uma mulher sol, poderosa e arraigada. Que se desloca na passarela em uma combinação de natureza extrema, chuva e seca, fósseis, folguedos, procissão, romaria, fé e devoção.
MODA E BELEZA
Referência em educação profissional em todo o país, com forte atuação nas áreas de Moda e Beleza, o Senac também assina make up e hair stylist dos desfiles do DFB Festival. Cabeleireiros e maquiadores formados pela instituição trabalham no backstage na preparação das modelos durante os quatro dias de evento, sob a coordenação de Aline Carvalho. A Mimaquile, marca com DNA europeu e cearense, patrocina a beleza do evento, realizada pelo Senac Ceará.

CRIAÇÕES EM MODA
O espaço Novo Design Senac promove a economia colaborativa com novos criadores para expor e comercializar produtos autorais e artesanais ligados à Moda. Selecionados e apoiados pela instituição, eles vêm dos estados do Nordeste e do Espírito Santo, por meio dos Departamentos Regionais do Senac. Para além do vestuário, a proposta engloba, por exemplo, bolsas e acessórios, artesanato, bijuterias e joias. “É mais uma aposta do Senac, fortalecendo o posicionamento da marca como maior escola de educação profissional do país e fomento do mercado de trabalho”, explica a consultora da área de Moda da instituição, Eveline Costa.

DRAGÃO PENSANDO MODA (DPM)
Data: 15 a 18 de maio
Local: Aterro da Praia de Iracema
Informações/ Inscrições: (85) 3270.5400/http://cursos.ce.senac.br/dpm20178

PERFORMANCE TRAMAS EXPERIMENTAIS - ALEXANDRE HEBERTE
Data: 15/05
Horário: 17h30
Local: Livraria Senac no DFB

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS - LIVRO BELEZA INTEGRADA POR FERNANDO TORQUATTO
Data: 16/05
Horário: 19h30
Local: Livraria Senac no DFB

DESFILE CARIRI VISCERAL
Data: 16/05
Horário: 19h

DFB FESTIVAL 2019
Data: 15 a 18/05
Local: Aterro da Praia de Iracema
PALCO SESC
Data: 15/05
18h30- Companhia Madiana Romcy
19h- Projeto Rivera
21h- Tulipa Ruiz

Data: 16/05
18h30- Academia Vera Passos
19h- Mel Mattos
21h- Junú

Data: 17/05
18h30- Edisca
19h- Astronauta Marinho + maquinas
21h- Lorena Nunes

Data: 18/05
18h30- Escola de Dança de Paracuru
19h- Nazirê
21h- Marcelo Jeneci

Site: http://dfhouse.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/DFHouse
Instagram: https://www.instagram.com/DFHouse/
Youtube: https://www.youtube.com/user/dragaofashionhouse
Evento Gratuito

Sobre o Sistema Fecomércio
O Sistema Fecomércio é formado pela Fecomércio, pelo Sesc, pelo Senac, e pelo IPDC, instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.
Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio.

Por meio da Fecomércio, auxilia no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo; pelo IPDC leva informação e dados por meio da realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo; via Senac, atua na qualificação profissional, e por meio do Sesc, realiza milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.

Voltar