Sistema Fecomércio participa de programa de integração com Governo do Estado e instituições parceiras

Aceleração do Desenvolvimento Regional do Ceará. Com esse propósito, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, recebeu na tarde desta terça-feira, 27, uma comitiva do Governo do Estado, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e da iniciativa privada para alinhar as oportunidades de inovação por meio de um programa de integração entre as instituições.

Na ocasião, o Secretário Executivo de Comércio, Serviço e Inovação da SEDET, Júlio Cavalcante Neto, apresentou o Projeto Clusters Econômicos de Inovação que desempenha um trabalho conjunto entre Estado, setor acadêmico e empresas privadas para a construção coletiva de soluções inovadoras. O foco é buscar resoluções de problemas nos mais diversos setores em todo o Estado através de startups, pesquisa e tecnologia. “É uma iniciativa feita por etapas que liga os pesquisadores com os empresários locais para encontrar soluções inteligentes para problemas reais e universais”, explica.

O reitor do IFCE, professor Wally Menezes, explanou sobre as possibilidades para projetos que envolvem Tecnologia da Informação e Comunicação, sendo o Ceará um estado de referência nacional na formação desses profissionais a partir da educação superior presente em todas as regiões. Com esse mercado em expansão, o empresário Carlos Matos também pontou a importância de preparar o setor privado para receber essa mão de obra qualificada de forma que eles permaneçam atuando no estado a partir de oportunidades competitivas com o cenário internacional.

Maurício Filizola destacou o papel do Sistema Fecomércio no progresso e atualização do comércio de bens, serviços e turismo, e reforçou o interesse da instituição em contribuir com o programa para expandir o mercado de tecnologia da informação. “Dentro dessa perspectiva, vamos encontrar pontos de convergência para que a gente consiga cooperar e alcançar os resultados esperados. A união nos fortalece”, afirma.

Também estiveram presentes na reunião, o Secretário Executivo de Trabalho e Desenvolvimento da SEDET, Kennedy Vasconcelos; o Coordenador de Inovação da SEDET, Expedito Parente Júnior; o Diretor Regional Sesc Senac, Rodrigo Leite; o Gerente de Negócios Estratégicos do Sesc Senac, Ronny Sudário; Gabriel Matos e Rejane Moreira.