Sistema Fecomércio: Projeto Querer certifica internas do Instituto Penal Feminino

No último dia 4 de março, 25 internas do Instituto Penal Feminino (IPF) Desembargadora Auri Moura Costa receberam o Certificado do “Projeto Querer”, assinado por quatro organizações: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus/CE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE) e Banco do Nordeste (BNB S/A).

A solenidade contou com a presença do Presidente do Sistema Fecomércio/CE, Luiz Gastão Bittencourt, da Diretora do Senac/CE, Ana Cláudia Martins, do Secretário de Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, do Superintendente Estadual do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo e da Coordenadora de Inclusão Social, Cristiane Gadelha. Na ocasião ainda estarão presentes as internas que concluíram o projeto em 2015. O evento vai ser realizado no auditório do Senac (bloco B), no Centro de Fortaleza.

A certificação respalda a participação das internas nos cursos de qualificação profissional realizados pelo Senac/CE. São eles: Assistente de Cabeleireiro, Maquiadora, Depiladora, Manicure e Pedicure) como também nas oficinas de fomento à cultura da cooperação e do empreendedorismo (ofertada pelo Sebrae). Algumas internas devem receber mais de um certificado, haja vista que estas se profissionalizaram em mais de uma área.
Durante a solenidade, forão anunciadas 80 vagas para os cursos de maquiagem, manicure, depilação e assistente de cabeleireiro no IPF e mais 40 vagas para cursos de produção de salgados no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II).

O Projeto visa desenvolver junto às internas um ofício e estimular o empreendedorismo, oferecendo uma alternativa para que, ao cumprirem a pena, elas possam ser formadas para o mercado de trabalho ou, ainda, serem donas do seu próprio negócio. Por isso também faz parte da programação a exibição de um vídeo que mostra como empreender e obter sucesso no concorrido mercado.

De acordo com a Diretora Regional do Senac/CE, Ana Cláudia Martins, a atuação do Projeto Querer reafirma a contribuição do Senac como agente transformador social no Estado. Segundo ela, a cerimônia de certificação é uma forma de celebrar o momento de mudança e estimular a continua busca por um novo caminho de oportunidades. “Estas mulheres acreditaram que é possível apostar nelas mesmas, a partir da inserção no mercado de trabalho. O Projeto, por meio dos cursos de qualificação, oficinas e consultorias, oportuniza a inclusão produtiva e consequentemente a ressocialização. Esse momento marca a reconquista da dignidade e da cidadania”.

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, o projeto é uma oportunidade de despertar o empreendedorismo entre os internos. “Conhecendo o preconceito que ainda resiste na sociedade, incentivar o empreendedorismo é uma forma de dar uma oportunidade delas terem uma ocupação sem depender de outras pessoas”.

O Projeto
O “Projeto Querer” foi criado em 2014 e é uma parceria entre o Senac/CE, o Sebrae/CE e a Sejus/CE. A qualificação realizada pelos instrutores do Senac acontece dentro das unidades prisionais e é realizada entre dois e três meses. O Sebrae realiza oficinas do SEI (SEI Comprar, SEI Vender, SEI Planejar), incentivando entre os internos o empreendedorismo. Após saírem do sistema prisional e acompanhados pelo Serviço Social da Sejus, eles podem solicitar o CredAmigo, programa de microcrédito do Bando do Nordeste S/A, para iniciarem o próprio negócio, consolidando o êxito do Projeto Querer.

SERVIÇO:
Certificação do Projeto “Querer - Qualificar e Empreender para Recomeçar”
Data: 04 de Março (sexta-feira)
Local: Senac - Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro de Fortaleza
Horário: 14h

Voltar