Sistema Fecomércio realiza evento para colaboradores com foco na inovação

A I Semana Sesc/ Senac de Inovação – Você por Dentro faz parte da segunda fase do Inovacom e acontece de forma virtual

Com o objetivo de trazer aperfeiçoamento e melhorias adquiridos através da inovação, o Sistema Fecomércio Ceará realiza, de forma online, nos dias 24 de outubro, 07 e 11 de novembro, a I Semana Sesc/ Senac de Inovação – Você por Dentro. Destinada aos colaboradores da Fecomércio, Sesc, Senac e IPDC, a ação faz parte da segunda fase do Inovacom e terá a condução do Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP) e a participação de alunos da Universidade.

O Inovacom, Hub de Inovação do comércio, foi criado pelo Conselho de Inovação e Pesquisa da Fecomércio Ceará e operacionalizado pelo Senac-CE. Ele tem como missão fomentar e desenvolver, através da educação profissional, a cultura e as práticas de inovação no segmento do Comércio de Bens, serviços e turismo.

Projeção

A I Semana Sesc/ Senac de Inovação, segundo o consultor de relacionamento institucional do Senac Ceará, Luis Antônio Rabelo Cunha, tem como propósitos projetar o Sistema Fecomércio como instituição que ensina e promove a inovação; adquirir expertise e know how na prática de Hackathon Empresarial para replicação nos futuros projetos; criar soluções inovadoras num curto período de tempo; gerar maior comprometimento do colaboradores; além de criar a cultura da inovação, com novas mudança de antigos costumes, processos, entre outros.

A prática Hackathon é uma maratona de programação que movimenta toda a área de tecnologia de uma empresa, podendo durar dias. É totalmente focada no desenvolvimento de soluções que possam impactar a organização tanto interna quanto externamente. Trata-se da criação, em curto tempo, de soluções inovadoras para algum problema específico.

Soluções

A I Semana Sesc/ Senac de Inovação iniciou no último dia 19 de outubro, de forma online, com a abertura oficial feita pelo Diretor Regional do SESC/SENAC, Rodrigo Leite, seguida da palestra “A importância e os impactos da Inovação no Sistema Fecomercio-Ce”, realizada pelo professor da UFC e fundador do CEMP, Abraão Júnior.

O evento vai contar ainda com duas oficinas formativas e a maratona Hackathon, onde serão formadas equipes entre os colaboradores do Sistema Fecomércio e alunos da UFC, com o objetivo de gerar insights e encontrar as melhores soluções para os desafios apresentados pela presidência da Fecomércio e do IPDC e pela diretoria regional do Sesc e Senac. “Vamos praticar conceitos, princípios e ferramentas na área da inovação”, esclarece o professor Luís Antônio.

Os trabalhos desenvolvidos pelas equipes serão apresentados no dia 11 de novembro, encerrando o evento, com premiações para primeiro, segundo e terceiro lugar. Para os colaboradores que participarem dos dois encontros, será entregue Certificado de participação pela área de RH, através da Educação Corporativa.  “Será um momento muito importante, e um desafio também porque será totalmente online”, destaca professor, Luís Antônio.