Sistema Fecomércio realiza primeira reunião do ano da Diretoria e de Conselhos Regionais do Sesc e Senac

A Diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) realizou na manhã desta segunda-feira, 28, a primeira reunião do ano. Conduzida pelo presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, a reunião também contou a participação do presidente licenciado, Luiz Gastão Bittencourt e debateu projetos de interesse do segmento, assuntos tributários e planejamento de ações futuras.

Nos dias 15 a 17 de maio, será realizado, em Fortaleza, com o apoio da Fecomércio, o 35º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE). Palestras, workshops, seminários e debates fazem parte da programação que irá debater as ações colaborativas para alcançar a auto sustentabilidade das entidades sindicais, representantes legais do comércio de bens, serviços e turismo.

Nesta edição, será realizada junto ao Congresso, uma feira, para que os empreendedores tenham a oportunidade de mostrar seus produtos. Para Maurício Filizola, o 35º CNSE é um momento de debate, principalmente sobre as principais necessidades do sindicalismo e quais medidas devem ser tomadas para o seu fortalecimento. “Devemos olhar para frente e fazer uma importante reflexão de novas formas de arrecadação para mantermos os sindicatos. Vamos fazer um Congresso e uma feira diferenciada, pois também é uma oportunidade de destacar as empresas locais”, ponderou.

O presidente aproveitou a reunião para ressaltar as tendências de inovação e gestão apresentadas durante a 108ª edição do NFR Retail's Big Show 2019, maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, que aconteceu nos dias 13 a 15 de janeiro, em Nova York, nos Estados Unidos. Segundo Maurício Filizola, um dos pontos que mais chamou sua atenção foi a afirmativa de que as lojas físicas não perderão espaço para as virtuais.
“Vinham repetindo que as lojas físicas, com o tempo, iriam acabar, pois a comodidade das lojas virtuais de comprar e receber o produto em casa ganhariam os consumidores. Nesta edição o discurso foi diferente, de que esses dois canais de venda vão se manter, pois o consumidor quando vai comprar um produto busca também experiência de sentir e provar”, destacou.

Troco
Foi informado ainda sobre a Lei Estadual nº 16.685/2018, que trata sobre a devolução da íntegra do troco nos estabelecimentos comerciais. A Lei prevê que seja disponibilizada uma placa, próximo ao caixa, informando que é direito do consumidor receber o troco de forma integral. No caso de o estabelecimento não ter o troco, o valor do produto deve ser arredondado para menor, em benefício ao consumidor.
A Lei já está em vigor para todos os estabelecimentos do Estado e o seu não cumprimento pode causar desde uma notificação, a multa e suspensão do alvará de funcionamento por 15 dias.

A reunião contou ainda com a participação da supervisora regional do Sest/Senat, Fernanda Barreira, que fez uma apresentação com o tema “Avaliação veicular ambiental na frota diesel de empresas do setor de comércio”.

Sesc e Senac
Nas reuniões dos Conselhos Regionais do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foram apresentados os resultados das metas das instituições no período. Na ocasião, foi apresentado o novo modelo de unidade móvel de odontologia do Sesc, que vai atender as empresas do comércio, disponibilizando serviços de tratamento dentário.