O Sistema Fecomércio do Ceará, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), se manifestou, nesta segunda-feira, 23, em solidariedade a Mestre Nena, Mestre da Cultura do Ceará, que afirma ter sofrido uma agressão durante abordagem policial no último sábado, 21, em Juazeiro do Norte. A entidade demonstrou repúdio ao ocorrido e exigiu "averiguação rigorosa" dos fatos.
À frente do grupo Bacamarteiros da Paz e diplomado Mestre da Cultura do Ceará, cuja casa foi transformada, por iniciativa do Sesc, em Museu Orgânico do Cariri, Mestre Nena é considerado um patrimônio vivo das legítimas tradições do povo cearense.
O Presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, se posicionou em apoio a quem ele considera um "amigo". "Sou profundo admirador de sua obra e tradição, história que foi eternizada pelo Sesc com a criação do Museu Orgânico com seu nome, onde os caririenses, turistas e as futuras gerações podem vivenciar e reverenciar sua trajetória", declarou ele, após tomar conhecimento do fato.
Deputado federal diplomado pelo PSD-CE, Luiz Gastão Bittencourt acrescentou que repudia ação que classificou como "truculenta e desproporcional" durante uma abordagem da Polícia Militar do Ceará, que teria vitimado o Mestre da Cultura.
"Estou enviando ainda hoje (segunda-feira) ofício ao Comando da PM solicitando acesso à apuração dos fatos e condições que levaram à violência sofrida pelo Mestre Nena, bem como o acompanhamento das providências adotadas para esclarecimento do caso” finalizou ele, em nota enviada à imprensa na tarde desta segunda-feira (23).