Sistema Fecomércio: Senac apresentou culinária cearense na Semana Gastronômica no Rio de Janeiro

O Senac Ceará realizou nos dias 16 e 17 de março, no Rio de Janeiro, a Semana da Gastronomia Regional. A culinária cearense foi destaque no Restaurante-escola Senac Downtown, no centro da cidade carioca. Nestes dias, o buffet do restaurante-escola do Senac contou com delícias do cardápio nordestino.

O Consultor de Gastronomia do Senac/Ce, chef Ivan Prado, e sua equipe prepararam uma seleção de pratos típicos, que foram servidos no almoço, das 12h às 15h. O cardápio foi elaborado pelos instrutores Erasmo Júnior, Franzé Melo, Evilázio Nascimento e Wagner Sena. Entre os pratos servidos estavam a peixada cearense, o camarão no leite de coco e pimenta de cheiro, carneiro cozido, panelada, bolinho de tapioca com carne de sol, caranguejo no leite de coco, feijão verde cremoso, baião dois, paçoca, cheescake de caju e cocada de forno.

De acordo com o Consultor de Gastronomia do Senac/Ce, Ivan Prado, esta foi uma oportunidade de promover a gastronomia cearense e ressaltar a identidade cultural do povo nordestino. “Este momento permite a interação e a troca de culturas. Vamos valorizar os ingredientes da terra. Além disso, os alunos terão a chance de vivenciar o cotidiano da profissão, colocando em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, mesclando com novas possibilidades”.

A Semana de Gastronomia Regional passou a fazer parte da programação do Restaurante-escola Senac Downtown RJ desde setembro de 2015. As edições anteriores exploraram as delícias do Espírito Santo, da Bahia, de Santa Catarina e de Alagoas. O Departamento Nacional do Senac promove a Semana da Gastronomia Regional desde 2013 nos ambientes pedagógicos do Distrito Federal que integram o programa Senac Gastronomia.

Gastronomia no Senac Ceará – A instituição é referência em cursos do segmento de Gastronomia. O Senac/Ce dispõe de 08 Cozinhas Pedagógicas, distribuídas na Capital e Interior, e dois Laboratórios de Alimentos e Bebidas também na Capital. Quanto ao corpo docente, a Instituição no Estado possui 26 instrutores de gastronomia e seis de alimentos e bebidas.

Voltar