Sistema Fecomércio: Senac destaca profissões em alta

As incertezas na economia fazem com que o mercado de trabalho apresente constante rotatividade de profissionais. Com isso, algumas profissões ganham mais destaques em determinados períodos do ano. É o que se pode conferir nos dados divulgados pelo Banco de Oportunidades do Senac CE, onde nesse primeiro trimestre de 2016, cerca de 569 vagas de emprego de diversos segmentos foram disponibilizadas, nos municípios de Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e suas macro regiões.

No mês de março, as profissões mais procuradas foram: Atendente de Telemarketing; Auxiliar Administrativo; Atendente Júnior; Recepcionista; Operador de Caixa; Vendedor; Promotor de Vendas; Atendente de Lanchonete; Auxiliar de Cozinha e Atendente de Loja.Já em fevereiro se sobressaíram as funções de auxiliar administrativo,atendente de telemarketing; vendedor; auxiliar de serviços gerais; operador de caixa; atendente; camareira; recepcionista; técnico em saúde bucal; auxiliar de escritório; agente de limpeza e conservação; porteiro; coordenador de loja.Em janeiro deste ano, as ocupações que tiveram maiores destaques foram as funções de técnico em enfermagem; assistente de atendimento; operador de monitoramento; porteiro; garçom; técnico em saúde bucal; camareira; cuidador de idoso e auxiliar de eletricista.

Segundo a coordenadora do Banco de Oportunidades do Senac no Ceará, Alcilane Mota, muito embora esteja havendo retração no volume final da oferta de emprego, as vagas continuam a existir. Sejam por novas frentes de mercado ou por empresas que estejam renovando suas equipes, em busca de perfis mais competentes. No entanto, há uma redução no volume de ofertas e uma maior concentração na relação candidato/vaga, que passou a ter uma maior discrepância, tendo em vista que em fevereiro o desemprego no país foi de 8,2%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Pior resultado para o mês desde 2009, quando havia sido de 8,5%.

Se nacionalmente o balanço de desempregados já apresentava dados negativos, localmente a situação não é diferente. Em fevereiro, a taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Fortaleza apresentou crescimento, ao passar de 10,2%, em janeiro, para respectivamente 11,7% no mês em destaque. Dados da Pesquisa de Emprego Desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza-PED. Ficando também acima da média nacional que foi de 8,2%. Com este cenário fica patente a necessidade da massa de trabalhadores envidar maiores esforços na busca por recolocação no mercado de trabalho. Conforme pontua Alcilane Mota. Neste momento as empresas estão mais seletivas e exigentes, fatores como escolaridade, qualificação profissional, proativiade e atitude serão cada vez mais observados. A expressão sangue nos olhos define bem o perfil profissional tão desejado para enfrentar os percalços do atual cenário de retração.

Cada vez mais diferenciais competitivos serão requeridos: boa apresentação pessoal, domínio de informática básica e de um idioma estrangeiro para algumas funções específicas como recepcionista em meios de hospedagem, auxiliares administrativos com foco em multinacionais, dentre outros serão cada vez mais requeridos. Neste cenário, reforça a Coordenadora, fatores como escolaridade e qualificação profissional são determinantes para compor o currículo de um candidato à vaga de emprego.

Este momento também requer uma mudança na mentalidade do trabalhador brasileiro, a de repensar certas posturas no ato da negociação da contratação. Flexibilidade para trabalhar em turnos não convencionais, como noite, horários de shopping, em escalas ou turnos alternados; bem como aceitar prestar serviços em vez de ser contratado ou de se vincular a trabalhos temporários e estágios. Muitas vezes, a soma de benefícios como vale alimentação, planos de saúde, odontológico, auxilio educação, trazem retornos muito além do esperado. Para isso, atitude de escuta é fator determinante, conclui Alcilane Mota.