Consumidor de Fortaleza se mantém otimista
12/03/2018
Consumidor de Fortaleza se mantém otimista

Em março, 60,2% dos consumidores de Fortaleza consideram sua situação financeira atual melhor ou muito melhor do que há um ano, é o que revela o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC), pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE). No entanto, segundo o levantamento, houve uma queda no Índice de -2,8%, passando de 106,4 pontos, em fevereiro, para 103,4 pontos neste mês.

A redução do ICC sugere uma certa acomodação no ritmo de melhoria das perspectivas observado nos últimos meses. Porém, vale ressaltar a manutenção do índice geral no campo que mostra otimismo (acima dos 100 pontos) e o alinhamento com o resultado do mesmo mês do último ano (105,6 pontos).

O resultado foi influenciado pela diminuição dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente teve redução de -1,2%, passando de 101,5 pontos para 100,3 pontos no período analisado; e o Índice de Situação Futura teve contenção de -3,9% atingindo o patamar de 105,4 pontos, como pode ser visto na tabela a seguir:

Tabela 1 – ICC, Síntese dos resultados

Índice Valor mensal – em pontos Média do Trimestre
Jan Fev Mar
ICC 104,5 106,4 103,4 104,8
ISP 99,3 101,5 100,3 100,4
IEF 108,0 109,7 105,4 107,7

Fonte: Pesquisa Direta IPDC

Expectativa dos consumidores
Com a crise econômica, os consumidores sentiram os efeitos do baixo crescimento e aumento do desemprego, sentimentos refletidos na evolução do Índice de Situação Presente, que se manteve no campo que indica o pessimismo (abaixo de 100 pontos) desde o final do primeiro trimestre de 2016.

Por precaução, o consumidor restringiu suas compras ao mínimo necessário, preservando sua capacidade de pagamento para aquilo que considera essencial ou aproveitando o calendário de promoções e liquidações. Contudo, desde o último ano, o ambiente econômico tem mostrado sinais de melhora, com a queda da inflação e a retomada do emprego afetando a percepção e a confiança dos consumidores.

Em março, 46,0% dos entrevistados mostraram disposição para compra de bens duráveis, ante 46,8% de intenção demonstrada em fevereiro. Dentre aqueles que ainda demonstram maior otimismo, destacam-se os consumidores do gênero masculino (48,9% dos entrevistados afirmam que março bom momento para compra de bens de consumo duráveis), do grupo com idade acima dos 35 anos (47,2%) e com renda familiar acima de dez salários mínimos (60,0%).

A pesquisa também aponta as expectativas com o futuro que se mostram mais otimistas, com 73,5% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual. Entretanto, 58,2% dos entrevistados descrevem o cenário econômico nacional como ruim ou péssimo. Esse sentimento recebe influências da percepção das incertezas ainda existentes do quadro de recuperação e das dúvidas do ambiente político.

Pretensão de compra

O estudo indica que a taxa de pretensão de compras teve queda de -4,5 pontos percentuais, passando de 38,1%, em fevereiro, para 33,6% neste mês. Apesar disso, o comportamento é considerado normal, dada a sazonalidade do início do ano – com a taxa se situando próxima da observada no mesmo mês do ano passado (33,2%).

Já o valor médio das compras é estimado em R$ 288,30 e a intenção de compra mostra-se mais elevada para os consumidores do sexo masculino (35,1%), mais vigorosa para o grupo com idade entre 18 e 24 anos (44,4%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (45,9%).

Os produtos mais procurados são: Televisores, citados por 25,8% dos entrevistados; Móveis e artigos de decoração (17,8%); Geladeiras e refrigeradores (14,4%); Aparelhos de telefonia celular (12,1%); Artigos de vestuário (10,8%) e Fogões (10,5%).

Saiba mais

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio/CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.

A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC. O estudo tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.

AC Comunicação

Aniele Gurgel (85) 98724.1825