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Confiança do Consumidor de Fortaleza sobe 9,7% em janeiro
15/01/2018

Em janeiro, a intenção de compra do consumidor de Fortaleza aumentou 9.7%, é o que aponta o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC), pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE). Segundo o levantamento, o ICC passou de 95.3 pontos, em dezembro, para 104.5 pontos neste mês.

Dessa forma, houve uma melhora nas chances de retomada do consumo de bens duráveis e semiduráveis, sendo 43.7% dos entrevistados dispostos a comprar bens duráveis, ante 38,9% de intenção demonstrada em dezembro. O estudo também indica a reentrada do índice no campo que mostra otimismo (acima dos 100 pontos), algo que não ocorria desde fevereiro do ano passado.

Além disso, o resultado do ICC foi influenciado pelo crescimento dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente teve melhora de +8,1%, passando de 91,9 pontos para 99,3 pontos no período analisado; e o Índice de Situação Futura teve ampliação de +10,7% atingindo o patamar de 108,0 pontos, como pode ser visto na tabela a seguir:

Tabela 1 – ICC, Síntese dos resultados

Índice Valor mensal – em pontos Média do Trimestre
Nov Dez Jan
ICC 99,1 95,3 104,5 99,6
ISP 92,5 91,9 99,3 94,5
IEF 103,5 97,5 108,0 103,0

Fonte: Pesquisa Direta IPDC

Expectativa dos consumidores

         O Índice de Situação Presente se manteve no campo que indica o pessimismo (abaixo de 100 pontos) desde o final do primeiro trimestre do ano passado, devido à crise econômica que trouxe grande impacto para os consumidores, que sentiram os efeitos do baixo crescimento e aumento do desemprego. 

         Por precaução, o consumidor restringiu suas compras ao mínimo necessário, preservando sua capacidade de pagamento para aquilo que considera essencial ou aproveitando o calendário de promoções e liquidações. O resultado do ICC de janeiro mostra um quadro diferente: as taxas de juros caíram para a mínima histórica no Brasil, o mercado de trabalho começa a reagir e o consumidor volta a ter esperanças no futuro.

          Dentre aqueles que ainda demonstram maior otimismo, destacam-se os consumidores do gênero masculino (47,8% dos entrevistados afirmam que janeiro bom momento para compra de bens de consumo duráveis), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (52,5%) e com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (50,8%).

           A pesquisa também revela que 61,6% dos consumidores de Fortaleza consideram sua situação financeira atual melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 74,7% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

           No entanto, o consumidor de Fortaleza também tem mostrado preocupações com o ambiente econômico nacional, com 56,4% dos entrevistados descrevendo-o como ruim ou péssimo. Esse sentimento recebe influências da percepção das incertezas do quadro de recuperação e das dúvidas do ambiente político.

Pretensão de compra

           A taxa de pretensão de compras teve queda de -8,3 pontos percentuais, passando de 47,1%, em dezembro, para 38,8% neste mês. O comportamento é considerado normal, dada a sazonalidade do início do ano. Contudo, essa taxa é inferior à observada no mesmo mês do ano passado (42,5%), período que concentrou muitas liquidações.

          O valor médio das compras é estimado em R$ 294,52 e a intenção de compra mostra-se mais elevada para os consumidores do sexo masculino (42,8%), mais vigorosa para o grupo com idade entre 18 e 24 anos (52,7%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (52,0%).

         Os produtos mais procurados são:

  1. Artigos de vestuário, citados por 23,4% dos entrevistados;
  2. Calçados (19,5%);
  3. Televisores (15,8%);
  4. Aparelhos de telefonia celular (15,6%);
  5. Geladeiras e refrigeradores (12,9%);
  6. Móveis e artigos de decoração (11,4%); e
  7. Fogões (10,8%).

Saiba mais

        O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio/CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.

         A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC. O estudo tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.

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