Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Chapada do Araripe é reconhecida como Paisagem Cultural
Por index
19 de abril de 2022

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) aprovou por unanimidade, no dia 09 de março, a primeira chancela de Paisagem Cultural do Estado do Ceará da Chapada do Araripe. Este é mais um passo da campanha pelo reconhecimento do território, que abriga sítios naturais, paleontológicos e arqueológicos, como Patrimônio da Humanidade junto à Unesco.

A aprovação foi realizada durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho, com a participação de representantes da Urca, Geopark Araripe, Fecomércio Ceará, Fundação Casa Grande, Instituto Cultural do Cariri, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), além dos servidores da Secult e dos conselheiros do Coepa.

Na sequência, começam os debates para a consolidação do Plano de Gestão e Proteção da Chapada do Araripe, a partir da pactuação entre sociedade civil, iniciativa privada e do 3º Setor, que, juntos, farão a gestão de forma compartilhada. Encabeçada pelo Sistema Fecomércio CE, por meio do Sesc, e Fundação Casa Grande, a Campanha Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade começou em 2019.