Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Inclusão é destaque no primeiro dia do CESS
Inclusão é destaque no primeiro dia do CESS
Por Denise Ferreira
8 de junho de 2022

Evento contou com lançamento do Programa Um por Todos e Todos por Um, uma parceria do Sistema Fecomércio com a CGU

O primeiro dia do III Congresso de Educação Sesc Senac (CESS) foi marcado por reencontros, e muita aprendizagem, com destaque para o tema inclusão. Realizado no Centro de Eventos do Estado do Ceará, ele reúne profissionais da educação que atuam nas unidades Sesc e Senac em todo o Estado, que anualmente se encontram para uma troca de saberes e atualização profissional. O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio Ceará, é executado pela Diretoria de Educação Profissional do Senac (DEP) e Diretoria de Programação Social do Sesc (DPS), e conta com apoio de diversos setores de ambas as instituições.

A abertura da terceira edição do Congresso, realizada na tarde desta quarta-feira (08.06), contou com a presença do Vice-Presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Fernando Bittencourt, do Diretor Regional do Sesc CE, Henrique Javi, da Diretora Regional do Senac CE, Débora Sombra, da Diretora da DPS, Sabrina Veras, do Diretor da DEP, Gustavo Escobar, além de Wagna Brito de Lima, da Coordenação Estadual de Formação Docente e Educação a Distância da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

O Vice-Presidente da Fecomércio lembrou do desafio e da importância de se debater o tema diante do cenário da pandemia, quando “a educação é convocada a se reinventar”. Ele frisou o destaque que Sesc e Senac têm em trabalhar por uma educação “mais humana, atenta ao mundo ao redor, mas com foco nas pessoas”. A representante da Seduc, Wagna Brito, parabenizou pela realização do evento, classificando-o como um momento “de grandes reflexões para olhar a escola do presente já pensando na escola do futuro”. “Quem ganha com o investimento que o Sistema Fecomércio faz na educação é todo o Ceará”, disse ela. Ao final das falas, uma “super selfie” foi produzida com os dirigentes, convidados e participantes.

Lançamentos
Em seguida, foi firmado entre o Sesc e a Controladoria Geral da União (CGU) o termo de parceria do Programa Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT). A iniciativa, desenvolvida junto com o Instituto Maurício de Sousa, tem objetivo de despertar nos estudantes o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações.

Participaram da assinatura representando a CGU os Auditores Fiscais de Finanças e Controle Leonino Gomes Rocha, Coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção, e Antonio Edilberto Araujo Barreto, Coordenador do Programa UPT no Ceará, além da Diretora da Escola Educar Sesc Fortaleza, Wládia Medeiros. O Programa será implementado nas escolas Sesc do Estado, bem como nas unidades do Sesc Ler.

O Senac também anunciou novidades. Durante a abertura, a Pedagoga Andrea de Oliveira lançou o Programa Diversidade e Inclusão Senac, que prevê estratégias que promovam a inclusão, considerando a diversidade. O programa vem sendo paulatinamente implementado nas unidades Senac do Estado.

Apresentações culturais
O primeiro dia do evento também foi recheado de apresentações culturais. O Reisado do Garajal recepcionou os participantes no foyer. Já o Coco de praia do Iguape fez os educadores dançarem diante do palco principal. E o Coral do Sesc Fortaleza encantou a todos, rendendo muitos aplausos por sua apresentação de músicas regionais ao som de uma sanfona.

Palestra Magna
A Palestra Magna do dia foi realizada por Cláudia Werneck – Idealizadora da Escola de Gente, ativista brasileira em direitos humanos, pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva (ONU) na América Latina – que falou sobre “Quem cabe no seu TODOS”.

Claudia, que também é Jornalista, discorreu sobre a importância das políticas e ações individuais efetivamente inclusivas. Sua fala, permeada pela interação com o público, inspira-se em seu livro de mesmo nome, que é uma referencia internacional na área da inclusão.

“Não tem problema se o nosso todos for pequeno, tem problema se você não quer que ele cresça”, disse ela após aplicar um teste para medir “o tamanho de seu todos” com a plateia. “Não existe inclusão sem acessibilidade na comunicação”, frisou ainda. O III Congresso de Educação segue nestas quinta e sexta-feira, com conteúdos especialmente voltados para os colaboradores que atuam na área educacional do Sesc e do Senac no Ceará.

Voltar