Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Mel Duarte fala sobre racismo e poesia em bate-papo online
Mel Duarte fala sobre racismo e poesia em bate-papo online
Por index
1 de dezembro de 2020

Para encerrar o mês que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o projeto Bazar das Letras do Sesc convida a poeta, escritora e slammer Mel Duarte para compor a programação excepcional deste mês, dentro da ação Conversa com o Escritor. O evento é uma oportunidade de saber mais sobre as obras da escritora que reafirma a importância da interseccionalidade na arte e a urgência de se debater a condição da mulher negra no País. A transmissão acontece no dia 30, pelo Instagram Sesc Ceará, a partir das 18 horas.

Mel Duarte também é produtora cultural e atua com literatura desde 2006. Ela integra a coletiva Slam das Minas SP, batalha de poesias autorais voltada ao gênero feminino, grupo que a projetou também internacionalmente em países da África e da Europa. Publicou os livros “Fragmentos Dispersos” (2013), “Negra Nua Crua” (2016, editora Ijumaa) traduzido para o espanhol “Negra Desnuda Cruda” (2018, ediciones ambulantes, Madrid, ES) e “Querem nos calar: Poemas para serem lidos em voz alta” (2019, Editora Planeta).

Em 2016, Mel foi destaque no sarau de abertura da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e foi a primeira mulher a vencer o Rio Poetry Slam (campeonato internacional de poesia). Em 2017 foi convidada a representar a literatura brasileira no Festilab Taag, em Luanda, Angola e em 2019 foi a primeira poeta negra brasileira a lançar um disco de poesia falada “Mormaço- Entre outras formas de calor”.

Com esse currículo, a obra poética e artística de Mel Duarte reitera sua relevância não só para a Literatura, mas também para a sociedade brasileira, contribuindo para debater a condição da mulher negra no País que, embora multiétnico, permanece imerso no racismo estrutural.

Voltar