Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Molecagem cearense: vídeos mostram a história do humor no Ceará
Molecagem cearense: vídeos mostram a história do humor no Ceará
Por Denise Ferreira
18 de fevereiro de 2021

O humor é um dos traços mais marcantes da cultura cearense. E como todos os traços culturais, o riso também tem uma história para contar. Relembrar os fatos e personalidades que se entrelaçam com a cultura do riso no Estado é o objetivo do Museu do Humor Cearense, espaço que fica anexo ao Teatro Chico Anysio.  Através de objetos e cenários, o lugar conta causos da história do Ceará e celebra artistas locais.

Para facilitar o acesso a essas histórias, foi  feito o webdoc “Ceará de Bom Humor”, gravado no formato 360º, diretamente do Museu do Humor Cearense. São quatro episódios, com a participação de Zebrinha, Motoka, Leide Daiana e Alex Nogueira. O público pode conferir, por exemplo, a história de Paula Nei, considerado o primeiro humorista brasileiro, até causos e curiosidades de artistas contemporâneos, tudo contado através de um rico acervo de peças que pertenceram aos artistas do riso, como o jaleco do Professor Raimundo e o Troféu Imprensa de Chico Anysio, além de figurinos e objetos de nomes como Adamastor Pitaco e Alex Nogueira.   

Veja aqui o primeiro episódio da série:

Todos os vídeos do webdoc, que foi realizado como parte da programação do XX Festival do Humor Cearense, estão disponíveis na Fecoplay. Os vídeos mostram ainda um pouquinho da Praça do Ferreira, representada no Museu do Humor Cearense pelos seus mais fortes símbolos e histórias. No local, há ainda salas em homenagem ao filme Cine Hollíúdy, ao humorista Quintino Cunha, além de um ambiente exclusivo com livros de humor, a Biblioteca Prof. Raimundo, dentre outros espaços que serão apresentados para os espectadores. 

 

Voltar