Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Inspira Fecomércio – Novos mercados para públicos diversos
Mudanças no comportamento de compra do consumidor são o tema da segunda coluna do projeto Inspira Fecomércio.
Inspira Fecomércio – Novos mercados para públicos diversos
Por Denise Ferreira
1 de setembro de 2021

Com o desenvolvimento tecnológico e a expansão da internet, muita coisa mudou no comportamento do consumidor. Essa transformação foi potencializada devido aos impactos causados pela pandemia, impulsionando ainda mais o uso de tecnologias, não só para socializar à distância, mas também para comprar, vender e escolher novos hábitos.

Dados indicam:

– Segundo pesquisa sobre e-commerce realizada pela Ebit/Nielsen & Bexs Banco, a compra e venda de produtos pela internet teve, em 2020, a maior alta percentual de faturamento desde 2007, atingindo um crescimento de 41%, com mais de 194 milhões de pedidos feitos por consumidores brasileiros no ano.

– O Nordeste teve grande crescimento nas vendas online, com 31,7% do aumento total de 2020 vindo de consumidores nordestinos. Atualmente, a região é responsável por 18,5% do faturamento de e-commerce no Brasil, o dobro da participação vista em 2019.

Novas possibilidades

O intenso uso das plataformas digitais apresentou à população brasileira uma outra opção de compra, acessível e cômoda. No mundo dos negócios, compreender essa nova realidade amplia as oportunidades de inovação, já que as empresas têm a possibilidade de alcançar novos públicos no mercado para além das barreiras físicas e territoriais, assim como, manter um atendimento personalizado e focado no cliente.

Experiência do cliente

A consolidação do e-commerce não elimina as vendas em lojas físicas, segundo especialistas, uma vez que ainda existem características e diferenciais nas duas possibilidades de compra. Independente do meio, o principal foco dos empreendedores seja para ampliar sua marca ou criar um novo negócio, precisa estar ligado à experiência do cliente. Para estimular os empresários, o Sistema Fecomércio promove o projeto “Inspira Fecomércio” com cases de sucessos de empresas cearenses que inovaram em seus negócios, alinhando tecnologia, propósito e, principalmente, a interação com a sociedade. O conteúdo está disponível no Youtube da Fecomércio Ceará e na plataforma de streaming Fecoplay.

Voltar