Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Pesquisa aponta melhora no cenário econômico nacional
Pesquisa aponta melhora no cenário econômico nacional
Por index
14 de setembro de 2021

A 44ª edição da pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), revelou que os economistas estão mais otimistas com as perspectivas do cenário econômico nacional. Realizado pela Fecomércio em parceria com o Conselho Regional de Economia (Corecon-CE), o levantamento se refere aos meses de julho e agosto, mostrando que o número de variáveis analisadas com otimismo foi maior que o da pesquisa anterior.

A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices: de percepção presente, futura e de expectativa geral. Os índices de percepção geral (97,4 pontos) e presente (86,6 pontos) apresentaram redução no pessimismo enquanto o índice de percepção futura (108,1 pontos) registrou otimismo.

Além disso, a pesquisa revelou cinco variáveis analisadas com otimismo: cenário internacional (170,3 pontos); evolução do PIB (169,3 pontos); nível de emprego (129,7 pontos); oferta de crédito (126,2 pontos) e taxa de câmbio (107,4 pontos). O número de variáveis percebidas com pessimismo foi inferior ao da pesquisa anterior, totalizando quatro: gastos públicos (51,5 pontos); salários reais (51,5 pontos); taxa de inflação (41,6 pontos) e taxa de juros (28,7 pontos).

Considerando a soma das variáveis, o índice de percepção geral passou de 77,3 pontos para 97,4 pontos, uma redução de 26,0% no pessimismo em relação à pesquisa anterior. Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa revela uma melhora nas expectativas, com o índice entrando na zona do otimismo, alcançando 108,1 pontos. Vale reforçar que a percepção sobre o desempenho presente mostrou redução no pessimismo, de 38,0%, alcançando 86,6 pontos.

Voltar