Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Saiba como identificar uma boa consultoria para sua empresa
Especialista explica como funciona o serviço e quando é a hora de contratá-lo.
Saiba como identificar uma boa consultoria para sua empresa
Por Denise Ferreira
2 de julho de 2021

Documentos, estratégias, custos, controle de qualidade… Gerir uma empresa é sempre um grande desafio. Por menor que seja o negócio, são muitos pontos que precisam de atenção e que, se negligenciados, podem resultar em prejuízo ou até na temida falência. Para conseguir dar conta de tudo isso, muitas empresas lançam mão de um trunfo: as consultorias. Elas podem ajudar as empresas em diferentes aspectos, desde questões como redução de custos até na sustentabilidade socioambiental.

Mas, com tantas possibilidades, como saber que está na hora de contratar esse serviço? Ou ainda, como escolher uma boa consultoria, que realmente vai encontrar as soluções para os seus problemas? Para descobrir o que é preciso saber antes de contratar uma consultoria, conversamos com a coordenadora de consultorias do Senac Ceará, Luciane Pereira. 

O que faz uma consultoria

Uma consultoria é uma empresa ou prestador de serviço contratado para, através de um olhar externo, analisar a situação da empresa e apontar soluções para problemas gerais ou específicos, dependendo do objetivo do serviço. De acordo com Luciane, uma consultoria “oferece soluções eficazes e inteligentes para o negócio, a partir da perspectiva imparcial de um profissional especializado”. 

Com os mercados cada vez mais dinâmicos, é imprescindível ter uma boa visão a respeito do negócio, seus concorrentes e o ambiente em que se está inserido. Além disso, é preciso saber otimizar recursos, padronizar processos, garantir a qualidade dos produtos e serviços e, principalmente, a satisfação dos seus clientes. “Se a empresa está com alguma dificuldade em atingir esses pilares é hora de contratar uma consultoria para ajudá-la a melhorar seus resultados e metas”, explica Luciane.

Entre as vantagens de optar pelo serviço, a coordenadora destaca a expertise do consultor, que pode levar à empresa conhecimentos atualizados e inovações. Além disso, essa distância ajuda a identificar vícios ou padrões equivocados que podem estar prejudicando a organização. “Essa visão externa pode enriquecer muito a operação da empresa, principalmente se o consultor for transparente na troca de informações e trabalhar de forma colaborativa”, aponta. Outro fator importante é que os funcionários, muitas vezes, não têm tempo o suficiente para se dedicar a pensar a empresa estrategicamente, o que o consultor fará.

Seis pontos para identificar uma boa consultoria

Quando a empresa sabe que precisa de uma consultoria, algumas coisas precisam ser levadas em conta para escolher uma empresa ou profissional de confiança para desempenhar esse papel. Luciane Pereira aponta seis questões que precisam ser avaliadas para fazer essa escolha:

  1. A referência e credibilidade da marca (empresa de consultoria) no mercado;
  2. A experiência e formação da equipe de consultores;
  3. Desconfie se o preço da consultoria for muito baixo. Um bom serviço de consultoria é prestado por profissionais qualificados.
  4. Conhecer a proposta de consultoria detalhadamente com todas as etapas e entregas realizadas, bem como a metodologia e cargas horárias;
  5. Busque por empresas com bom atendimento e disponibilidade;
  6. Procure empresas com propostas objetivas e capazes de trazer soluções práticas, viáveis e fáceis de serem implementadas.  

O Senac Ceará tem um time de consultores capacitados e oferece diversas consultorias nas áreas de gestão, gastronomia, segurança dos alimentos, sustentabilidade, saúde, hospitalidade, zeladoria, moda e design. Para conhecer as consultorias do Senac, visite o site: https://bit.ly/3kPjHZj

Voltar