Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Saiba os benefícios de se alongar antes da prática esportiva
Saiba os benefícios de se alongar antes da prática esportiva
Por index
16 de março de 2021

Apenas vestir o short, a regata e o tênis não faz do seu corpo pronto para a atividade física. É preciso prepará-lo para alterar seu estado de repouso ao ativo. Com o alongamento, os seus movimentos ganham mais amplitude e você ganha mais flexibilidade e agilidade. Além disso, esse exercício pode ser útil para a sua qualidade de sono, melhorar a postura, aliviar o estresse e proporcionar a sensação de bem-estar.

Assim, os benefícios são tantos que o alongamento não deve ser uma atividade exclusiva de quem pratica esportes. Ou seja, os sedentários também devem se alongar para garantir um bom equilíbrio nos músculos. Caso contrário, as articulações podem ficar sobrecarregadas com o cumprimento de tarefas até mesmo rotineiras, como carregar as compras, varrer a casa ou cuidar do jardim.

Cada esporte requer um tipo de alongamento diferente, visto que os músculos mais exigidos variam de acordo com a prática. Enquanto o futebol requer um bom preparo da musculatura das pernas para aguentar uma partida de 90 minutos sem que haja lesões, a natação vai demandar cuidado tanto com os membros inferiores quanto com os superiores.

Tipos de alongamento

O alongamento estático consiste nas posições em que o músculo é esticado e a posição é mantida por volta de 20 segundos. Antes de uma corrida, por exemplo, é muito comum ver as pessoas puxando o calcanhar com uma das mãos para esticar o músculo da coxa. Já o alongamento dinâmico é realizado com movimentos curtos, como a elevação de joelhos, no intuito de aumentar a mobilidade das articulações.

Outra forma de se alongar antes do seu exercício é fazer movimentos parecidos aos utilizados no esporte desejado, conhecido por alongamento específico. Os alunos de vôlei podem rotacionar os braços e simular a movimentação de ataque, mesmo sem bola, para preparar os ombros.

Voltar