Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Senac realiza Colóquio da Lei da Gastronomia
Por index
7 de dezembro de 2021

Reunindo profissionais do setor de alimentos e bebidas, da cultura alimentar e da educação em gastronomia, além de órgãos e entidades estaduais, o Senac Ceará sediou o Colóquio da Lei da Gastronomia, evento realizado nos dias 23 e 24/11, no Senac Reference. Além do debate sobre a Lei que estabelece a Política Estadual da Gastronomia e da Cultura Alimentar e cria o Programa Ceará Gastronomia, a programação conteve sessões temáticas sobre assuntos como educação, turismo e economia criativa.

A programação foi aberta pela diretora Regional do Senac Ceará, Ana Cláudia Martins, que deu as boas-vindas aos mais de 60 participantes que representam a cadeia produtiva da gastronomia cearense. O assessor especial para a gastronomia do Governo do Estado do Ceará, João Luiz Lima, fez um breve histórico e destacou a importância da Lei da Gastronomia (Lei n° 17.608 de 06/08/2021), que estabelece a Política Estadual da Gastronomia e da Cultura Alimentar e cria o Programa Ceará Gastronomia. Também foi realizada palestra on-line com Luiz Ginocchio Balcázar, ex-ministro da Agricultura do Peru, membro do conselho de administração da APEGA (Sociedade Peruana de Gastronomia).

A programação seguiu com formação de grupos de trabalho para redação de um documento que contempla as principais propostas que resultaram de debates realizados durante o mês de novembro, abordando os principais assuntos contemplados na lei: educação, cultura alimentar, turismo, cadeia produtiva, economia criativa e desenvolvimento econômico. O documento vai ser entregue ao Governo do Estado do Ceará. Durante o encerramento, foram apresentados ao Governo do Ceará os dados levantados nesses encontros, além da pesquisa aberta ao público, que contou com a participação de cerca de 600 pessoas. O Colóquio da Lei da Gastronomia é uma realização do Senac Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e a Universidade Federal do Ceará (UFC).