Criado e mantido pelos empresários do comércio
Sistema
Sorriso em dia: hábitos saudáveis ajudam a prevenir as cáries
Por index
6 de maio de 2021

Dentista do Sesc Crato também explica a importância de se tratar do problema de forma precoce

 

Um dos problemas que mais preocupam os brasileiros e que podem afetar o sorriso, a saúde e autoestima de homens e mulheres de todas as idades é a cárie, causada por bactérias que produzem ácidos que, por sua vez, são capazes de corroer o dente.  A doença pode trazer várias consequências para a nossa saúde, tanto de forma local, resultando, assim, em prejuízos para a nossa boca, quanto de forma sistêmica, uma vez que ela pode prejudicar a saúde corporal como um todo, como o surgimento e/ou agravamento de algumas infecções. 

 

Conforme explica Dra. Maria Socorro Ferreira, Dentista da Clínica Odontológica Sesc Crato, quando não tratada em seus estágios iniciais, a cárie pode ocasionar dor ou até mesmo levar à perda total do dente acometido. “De forma resumida, podemos afirmar que a cárie pode prejudicar o organismo em menor ou maior grau, dependendo da saúde geral da pessoa, de sua imunidade e de seu histórico de comorbidades. Por isso, é de fundamental importância o tratamento adequado e manter hábitos saudáveis para evitar a ocorrência do problema”, afirma a dentista. 

 

Assim, quando se fala em prevenção de cárie, a principal conduta que se deve considerar é a remoção mecânica dos resíduos, que se dá, de forma primordial, através da escovação, com pasta dental e uso correto do fio dental. “Portanto, este deve ser o hábito mais recomendado e incentivado”, destaca Dra. Maria Socorro. Por falar em fio dental, a dentista faz questão de ressaltar que se trata de um artigo imprescindível na higienização, visto que remove sujeiras em regiões nas quais a escova não tem um bom alcance. 

 

Diferentemente do que muitos costumam fazer, o uso do fio dental deve ser feito, preferencialmente, antes de fazer uso da escova. “Isso porque, quando utilizada depois da escovação, parte das sujeiras removidas pode ficar livres no meio bucal e voltar a se aderir às superfícies dos dentes. Quando usado antes da escova dental, é mais provável que a escovação e os bochechos posteriormente garantam a remoção completa das sujeiras”, explica Dra. Maria Socorro. 

 

A especialista pontua outras medidas simples de prevenção, como uma alimentação balanceada, com ingestão equilibrada de nutrientes essenciais e baixo teor de açúcares, que reduz significativamente a incidência de cáries e outros problemas bucais. A ingestão frequente de água é importante, pois, além de promover a limpeza da boca, garante a hidratação corporal do paciente, influenciando na qualidade da saliva, que “possui propriedades que também influenciam nos mecanismos de progressão da cárie”.  

 

Novos hábitos

 

Além disso, outro aspecto que merece atenção se refere ao tempo de uso e à higienização e condicionamento das escovas de dente, que sofreram importantes alterações em razão da Pandemia de Covid-19. Elas devem ser trocadas, por exemplo, a cada três meses, mesmo que estejam ainda em boas condições de uso. “E se um paciente esteve sob suspeita ou com Covid-19, ele deve trocar sua escova após o período da doença. É importante agora individualizar o armazenamento das escovas e evitar condicioná-las em recipientes coletivos”, finaliza a dentista.

Voltar