Senac Ceará Senac Ceará

Após a Segunda Guerra, o Brasil passava de país agrícola para industrializado, alterando a dinâmica do campo e a urbanização das cidades. Com esse crescimento, o comércio ganha força, assim como a organização sindical dos trabalhadores, e, em 1948, a Federação do Comércio é fundada no Ceará pelo empresário Clóvis Arrais Maia.

Diante de um cenário de desigualdades sociais, a Federação ergue-se com o objetivo de unir lideranças do setor para desenvolver não só o comércio, mas contribuir, principalmente, com o desenvolvimento social. No mesmo ano, nascem os braços sociais da Fecomércio: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições que educam para o trabalho e oferecem serviços e atividades para o bem-estar de trabalhadores e da sociedade em geral.

Ao longo destes 75 anos, a Fecomércio-CE cumpre sua missão de transformar vidas e promover a manutenção da democracia política e econômica, alcançando inúmeras conquistas. Atua em todos os 184 municípios do Estado do Ceará, seja em unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada.

Atualmente, conta com 34 sindicatos filiados, fortalecendo a representatividade sindical, e uma estrutura organizacional para atender às mais de 150 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo através de um sistema moderno e coletivo. Inserida no setor terciário, a Federação representa um segmento da economia que, de acordo com dados do IBGE, responde por 52,9% do PIB estadual, sendo 16,3% referente ao comércio e 36,6% a serviços, ocupando juntos mais de 421 mil postos de trabalho.