Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183
Introdução
As dificuldades em obter dados estatísticos que permitam avaliar a natureza e a real dimensão do endividamento do consumidor são acompanhadas pela multiplicidade de indicadores, de conceitos e de metodologias indevidamente utilizados na abordagem desta questão, não garantindo o rigor científico e a confiabilidade dos estudos realizados.
Objetivos
Fornecer informações mensais sobre as expectativas da situação financeira da família e situação econômica do país pelos consumidores no Município de Fortaleza, bem como sobre suas intenções de compra, a fim de orientar decisões de empresários, governo e outros agentes econômicos.
Resultados da Pesquisa
Os resultados da pesquisa revelam:
São quatro as taxas de endividamento dos consumidores reveladas na pesquisa, calculadas em relação a cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoais, compra de imóveis, prestações de carro e de seguros, entre outras formas de endividamento:
População
População com idade igual ou superior a 18 anos.
Amostra
O tamanho da amostra foi definido para um nível de confiança de 95%, com margem de erro máximo de 3,5%. O número e estratificação dos consumidores pesquisados serão explicitados nos resultados da pesquisa de cada mês.
Estratificação dos resultados
Os resultados da pesquisa são estratificados por sexo, idade, escolaridade e renda familiar mensal.
Coleta de Dados
A coleta de dados se faz nos principais pontos de fluxos, sempre nos três primeiros dias úteis de cada mês.
Abrangência Geográfica
Município de Fortaleza.
Periodicidade
Mensal. A pesquisa divulgada refere-se ao mês em curso.