Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183
Introdução
O índice de confiança do consumidor é um dos indicadores de nível de atividades mais utilizados nos países desenvolvidos. Ele mede a confiança do consumidor na sua capacidade de compra e na situação do país, abordando expectativas em relação à inflação, ao desemprego e a rendimentos futuros. Nos Estados Unidos, por exemplo, seu uso é generalizado tanto pelo setor privado, quanto pelo governo e pela mídia.
Quando o consumidor está satisfeito, e otimista em relação ao futuro, tende a gastar mais; quando está insatisfeito, pessimista, gasta menos. Desta forma, a confiança do consumidor atua como fator redutor ou indutor do crescimento econômico. O monitoramento do sentimento do consumidor tem o objetivo de produzir sinalizações de suas decisões de gastos e poupança futuras, constituindo indicadores relevantes na antecipação dos rumos da economia.
Objetivos
Fornecer informações mensais sobre as expectativas da situação financeira da família e situação econômica do país pelos consumidores no Município de Fortaleza, bem como sobre suas intenções de compra, a fim de orientar decisões de empresários, governo e outros agentes econômicos.
Resultados da Pesquisa
A pesquisa calcula três índices de confiança dos consumidores, reveladores do seu potencial de compras:
Os índices de confiança variam entre 0 a 200 pontos. O índice 100 demarca a fronteira entre a situação de pessimismo e otimismo: abaixo de 100, diz respeito à situação de pessimismo; acima de 100, de otimismo.
Para efeito de interpretação o Índice de Confiança pode ser dividido em quatro níveis:
Baixo: menos de 100 pontos
Moderado: de 100 a menos de 150 pontos
Alto: de 150 pontos ou mais
No que diz respeito às percepções e expectativas dos consumidores, a pesquisa se refere somente a uma cesta de 18 produtos duráveis. Quanto às intenções de compra, a pesquisa se refere a todos os produtos que os consumidores desejam comprar.
Estratificação dos resultados
Os resultados da pesquisa são estratificados por sexo, idade, escolaridade e renda familiar mensal.
População
População com idade igual ou superior a 18 anos.
Amostra
O tamanho da amostra foi definido para um nível de confiança de 95%, com margem de erro máximo de 3,5%. O número e estratificação dos consumidores pesquisados serão explicitados nos resultados da pesquisa de cada mês.
Coleta de Dados
A coleta de dados se faz nos principais pontos de fluxos, sempre nos três primeiros dias úteis de cada mês.
Abrangência Geográfica
Município de Fortaleza.
Periodicidade
Mensal. A pesquisa divulgada refere-se ao mês em curso.